faleconosco@tudoparamulher.net

Jeitinho de mãe: ideias para simplificar a tabuada

Jeitinho de mãe: ideias para simplificar a tabuada

Jeitinho de mãe: ideias para simplificar a tabuada

1085 0

Quem tem filho em idade escolar conhece bem o trabalho que é fazê-los estudar. O problema, normalmente, não é o dever de casa em si, mas, alguns métodos arcaicos que ainda prevalecem, como, por exemplo, o ensino da tabuada tradicional. Recordem a cena que muitos de nós já vivemos, a criança sentadinha decorando a tabuada e depois, em sala de aula, o professor chama o aluno para perguntar o assunto. 

A questão é que esse tipo de estudo, tal como ler algo que odiamos, não ajuda. As crianças e jovens de hoje, que já nascem com acesso à internet, computador, tablet, celular etc, sentem uma dificuldade ainda maior em manter a concentração, em qualquer coisa, quem dirá em textos monótonos, gráficos sem fim e tabuadas repetitivas.

Dependendo da idade e série em que a criança esteja, ainda podemos orientar. Contudo, como mães dedicadas que somos, estamos sempre em busca de inovações e, ou, criatividade para ajudar aos nossos pequenos. Essa semana, minha filha reclamou do quanto é chato ter que estudar a tabuada, então copiei cada uma das equações que ela deveria estudar em papéis separados, embaralhei e preguei nas paredes do quarto dela e do banheiro. Além do contato visual constante, ela achou muito divertido.

Também fazemos o “jogo da pegadinha” para que ela repita o máximo de vezes as contas que precisa aprender e ainda ache divertido. O jogo consiste em perguntar a adição que ela está estudando e, no meio, inverter alguma adição que já foi perguntada, ela precisa ficar atenta para perceber que aquela já foi dada, dizer o valor e a palavra pegadinha. Exemplo: 3+4=7; 2+9=11; 4+3= 7, ou seja, a pegadinha é 7. 

No comércio também é possível encontrar jogos que abortam diversos temas matemáticos e de leitura. Vale a pena experimentar. Mas lembrem de que tudo deve ser feito sem muita pressão, cada criança tem o seu limite e devemos respeitá-los.

E aí, vocês também estão com alguma dificuldade no processo de ensino/aprendizagem dos pequenos? Costumam ser criativas? Vamos compartilhar as nossas experiências, deixem um comentário com a sua dificuldade ou uma dica que você usou e deu certo. Vou adorar saber! laugh
 

Publicações Relacionadas

Estudantes sergipanos garantem vaga Olimpíada da Língua Portuguesa

Próxima etapa será a participação dos estudantes nas oficinas de textos e trabalhos literários, que acontecerão em São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador.

Tem arte na escola? Tem sim, senhor!!

Festival AVIE! envolve estudantes da rede estadual de Sergipe em concurso que resultará em exposição.

Instituto JCPM inicia atividades em Aracaju

Serão oferecidos cursos gratuitos de qualificação para jovens de 16 a 24 anos.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.