faleconosco@tudoparamulher.net

Mulher, é tempo de lutar!

Mulher, é tempo de lutar!

Mulher, é tempo de lutar!

3349 1

Em 1910, foi aprovada a proposta para a criação de um Dia Internacional da Mulher, na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas. Assim, posteriormente, elegeu-se o dia 8 de março em memória a todas as lutas e reivindicações das trabalhadoras têxteis de uma indústria de Nova York, que fizeram greve exigindo melhores condições de trabalhos e igualdade de direitos trabalhistas em relação aos homens; pelas mulheres que morreram no incêndio de uma fabrica, por trabalharem em condições precárias.

Um século passou e nele permeamos diversas lutas e novas reivindicações, conquistamos o direito de votar e ser votada, garantimos o direito ao divórcio e à guarda dos nossos filhos, livre acesso às instituições de ensino, conquistamos o mercado de trabalho, mas nada disso foi fácil, tampouco rápido. 

Ainda lutamos pela equidade de gênero, pela equiparação salarial entre homens e mulheres, pelo fim da cultura do machismo e da violência de gênero. Aprovamos diversas leis e políticas públicas específicas, a fim de garantir a segurança e a saúde da mulher. Levantamos a bandeira da liberdade, para que cada mulher seja autora da sua própria história, seja livre e autoconfiante. 

Mas muito ainda precisa ser feito. Continuaremos empoderando as nossas mulheres, não é justo que elas representem 52% do eleitorado e apenas 10% dos parlamentos, precisamos ocupar os espaços de poder, precisamos lutar pela paridade de gênero na política, nas instituições e em todas as representações sociais, nós ainda precisamos lembrar que o nosso Direito posto formalmente na Constituição Federal precisa ser materializado no dia a dia. 

Precisamos conscientizar os homens que a luta pela igualdade não é apenas das mulheres e sim da humanidade, o machismo é prejudicial a todos. Pais e mães, precisamos educar os nossos filhos com esse olhar de igualdade e justiça e assim, semear um mundo melhor para todos.

Que o dia 8 de março traga para a nossa reflexão, a luta das mulheres pela garantia de Direitos Sociais e Humanos, que renovemos as novas forças, pois ainda temos muitas batalhas a serem conquistadas, que as mulheres compreendam o significado da palavra SORORIDADE. 

Queremos caminhar livremente ao lado dos homens em plena igualdade de direitos,  o sexo “frágil” é cada vez mais forte, ousado e firme. Avante mulheres, a luta continua!!!! Que todas as mulheres do Brasil e do mundo comemorem seu dia e suas conquistas pessoais, familiares, profissionais e lutem pela equidade de gênero!

Publicações Relacionadas

Simpatia demais pode atrapalhar

Costumo ter um sorriso estampado no rosto, mas quase me complico por sorrir demais.

‘Estupro coletivo revela uma sociedade doente’

Homens são amparados por uma cultura que culpabiliza a mulher.

Música e diversão para as mamães

Beatles para Crianças, Raquel Diniz e Maysa Reis são as atrações do Shopping Jardins.

1 Comentário

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.