faleconosco@tudoparamulher.net

Onde vivem os nossos propósitos de vida?

Onde vivem os nossos propósitos de vida?

Onde vivem os nossos propósitos de vida?

105 0

É impressionante como a cada dia que passa vejo mais gente insatisfeita com o trabalho e com a vida que leva. Tenho conversado com pessoas aleatórias, especialmente mulheres, e o que mais escuto é que estão sempre doentes, seus relacionamentos não vão bem, andam “sem saco” para os filhos (muitos podem achar absurdo, mas o termo é esse mesmo). A autoestima, nem se fala, escorregou para o dedão do pé. E por aí vai... Isso mexe comigo de um jeito especial porque passei por tudo isso. Na verdade, continuo em transformação. 

Diante dessa angustia generalizada, vejo que uma palavrinha mágica tem sido falada aos sete ventos por aí: PROPÓSITO! “Encontre o seu propósito de vida e será feliz!”. Uau, maravilha! Não deve ser lá tão difícil achar isso. cool

Passei uns anos em busca do meu e confesso que já estava me frustrando porque não encontrava nada. Comecei a ficar deprimida. Fiz vários cursos, presenciais, on-line, pagos, gratuitos, com especialistas diferentes, li livros e diversos artigos, mas nada... Claro que toda essa busca me trouxe conhecimento, aprendi muito e comecei a compreender muitas coisas da minha vida, não posso negar. 

Dentre as coisas que percebi foi que trabalhar na minha área de formação - sou engenheira de alimentos - já não me satisfazia mais. Porém, foi por meio dela que vi assuntos com os quais me identifiquei. Com isso, o meu lado criativo falou mais alto e quis viver da minha arte, de todas as formas possíveis (siiiim sou das que gostam de várias coisas e que não conseguem fazer uma coisa só por vez). 

Além de técnicas para aprimorar o trabalho, estudei muito sobre empreendedorismo e gestão (o assunto que falei acima, com o qual me identifiquei). Enfim, muita água rolou nesse tempo, muitas frustrações, muitos aprendizados, novos significados para coisas antigas, encerramento de ciclos, muitos erros e muitos acertos também. Mas uma coisa ainda me incomodava: onde estava o infeliz desse propósito que não aparecia? E porque ainda não tinha conseguido trabalhar no que realmente gostava?

Existem várias ferramentas e perguntas que te ajudam a encontrar um fio de luz que pode levar ao dito cujo. No entanto, um dia pensei: a vida muda tanto, os gostos mudam, oportunidades novas surgem, as ideias mudam (e amadurecem também), então, ter um propósito de vida me pareceu uma coisa fixa, que nunca poderia mudar.  Foi aí que entendi que o propósito é colocar significado nas nossas ações. 

Assim, juntando todas as minhas respostas a essas perguntas com as lembranças felizes dos trabalhos anteriores (confesso que não eram muitas) mais a visão sincera de pessoas próximas a mim sobre como me viam (pessoas nas quais confio e que não iam puxar o meu saco!), tive um estalo e percebi o que me deixava feliz. Opa! Será que, enfim, tinha achado o bendito propósito? Siiiiiim!!! Encontrei, finalmente, o significado que cada trabalho e ação minha precisaria ter para que eu o faça com tesão e fique feliz! Mesmo que eu mude de ideia, que largue um emprego, feche um negócio e empreenda em outro, mesmo que largue tudo e vá ser voluntária pelo mundo, agora sei o que preciso fazer para que cada decisão dessa me complete. enlightened

Experimentar, essa é a palavra. Tentar, aprender, errar, tentar de novo, resignificar as coisas, sem pressão nem julgamentos, até encontrar uma identificação. Não é fácil, não é rápido e também não é indolor, mas vale à pena. 

Hoje vivo um novo recomeço, trabalhando com o que gosto e com um propósito (significado) para chamar de meu. Talvez, mais para frente, descubra outros. E não haverá problema nenhum nisso. heart
 

Publicações Relacionadas

Aborto: solução ou erro?

Em meio à polêmica do aborto, acredito que a mulher seja a única capaz de decidir.

O caminho certo existe?

Viva do seu jeito, no seu tempo.

Trintei!!

Gratidão enorme a Deus pelos momentos vividos, aprendizados...

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.