faleconosco@tudoparamulher.net

"Mãe, sou obrigada a casar quando crescer?"

"Mãe, sou obrigada a casar quando crescer?"

"Mãe, sou obrigada a casar quando crescer?"

191 0

No auge dos seus 6 anos, minha filha pergunta: “Mãe, quando eu crescer sou obrigada a casar?” respondo que não e pergunto o motivo da pergunta. Ela responde que um coleguinha falou que toda criança quando cresce têm que casar. Vou mais longe e pergunto o que ela gostaria de fazer quando crescesse e ela rapidamente responde “Não quero casar, quero viajar e conhecer nossa lista”. 

Sim, temos uma lista de países para conhecemos juntas, um projeto mãe e filha. Então, bem tranquila mostro que algumas amigas minhas não são casadas, que apenas trabalham, estudam viajam etc. Digo que há várias formas de gozar a vida e muitas fases também, que ela pode ser e fazer o que desejar desde que seja certo ou ficará de castigo (frase dita com carinho e risadas). 

É de extrema importância que os nossos filhos confiem em nós para questionar qualquer assunto, que sempre haja uma resposta simples e satisfatória, adequada à idade e situação. Que eles sintam-se livres para ter os seus próprios sonhos sem serem “podados” ou encontrem tantos obstáculos e tabus que desistam antes mesmo de tentar. 

Somos os maiores responsáveis pelo elo que criamos com os nossos pequenos e os principais incentivadores dos seus sonhos. Recordem o quanto nós, como humanos, sociedade, mulheres e, principalmente, mães, lutamos para deixar um mundo melhor para os nossos filhos e filhas. Tudo começa com um pensamento diferente. Contudo, bondoso em sua essência.

Em um mundo tão desigual, onde ser menina é quase uma sentença, seria um pesar enorme dizer que “quando crescer é preciso casar para ser algo”, quando, na verdade, é justamente o oposto.

É preciso ser um indivíduo completo em si mesmo para se permitir estar ao lado do outro e construir uma história a dois. Isso se for essa a vontade individual. Afinal, não há nada de errado em querer voar sozinho.

Em um mundo onde todos creem ser os portadores da razão, criar os filhos com liberdade de pensamento e respeito ao próximo tornou-se cada vez mais difícil. 
 

Publicações Relacionadas

Alfabetizando os pais

Quando a base escolar não é bem fundamentada é muito difícil reverter o déficit e os reflexos aparecerão pelo resto da vida.

Exemplos do dia a dia

Sem se dar conta, pais ensinam filhos a serem preconceituosos, homofóbicos e descriminatórios.

Hora de dizer tchau às fraldas

Os pediatras recomendam o desfralde após os 2 anos, mas a criança dá sinais de que está pronta.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.