faleconosco@tudoparamulher.net

Um ano de home office: 12 lições

Um ano de home office: 12 lições

Um ano de home office: 12 lições

2476 1

Há pouco mais de 12 meses estava eu publicando um post sobre uma grande decisão da minha vida: dar uma pausa, olhar mais para mim, seguir a carreira na área de designer e atuar na área de marketing trabalhando remotamente. Por isso, faço questão de dizer: quem toma decisões conscientes, encontra uma sensação de liberdade e momentos de inteira verdade consigo mesmo!

Confesso que nunca me bateu medo, pois, dentro de mim, sempre soube o quanto amo ser designer e que não tenho medo de trabalhar. Sendo assim, nas próximas linhas, compartilharei 12 lições que aprendi durante esse período.

Saiba o que quer 
Primeiramente tenha bem vivo dentro de você o que faz seu coração tremer, o que você acredita, o que tu é bom! Sou apaixonada pela minha profissão e senti que estava preparada para viver isso 100%. heart


Tenha disciplina
Acordo por volta das 7h e inicio os meus trabalhos às 8h40. Nas segundas-feiras, geralmente, passo o dia fora, me dedicando aos jobs com os quais tenho contrato. É o dia de fazemos reuniões e o planejamento da semana toda. 

Nos outros dias, que fico fulltime em casa, ocorre de acordar mais cedo ou um pouco mais tarde, mas sigo a rotina de trabalhar em horários comerciais, mas paro para fazer o almoço aqui de casa. Outros dias quem comanda a cozinha é o marido, mas se um cozinha o outro lava a louça e por ai vai... O mesmo ocorre na hora do lanche/jantar.  


Planeje suas tarefas 
Como comentei, tenho o dia das reuniões, isso ajuda a organizar as minhas demandas diárias. Mesmo assim, organizo as tarefas que tenho que executar em cada dia. Na noite anterior organizo o que preciso fazer no dia seguinte, verifico o que foi feito e o que não consegui fazer... Faço isso todo s-a-n-t-o dia. cool

Utilizo um caderninho de desenho, no qual divido a página em duas colunas. Ali me esbaldo com o que preciso fazer. Como no meu dia a dia, meu marido, que é designer também, me ajuda nas tarefas (orçamentos, tráfego dos jobs, parte administrativa da empreendex.com), utilizamos a versão gratuita da ferramenta Bitrix24. É uma plataforma corporativa de colaboração social. Lá, cadastramos os grupos dos nossos clientes, as tarefas e quem é responsável por cada uma das demandas. 


Metas
Bom, como gente grande, tenho gastos fixos mensais, contas, então, a minha meta é superar a meta kaakak. Zuando um pouco, trabalho para conseguir honrar com meus compromissos e ter meus momentos de lazer. 


Modo off
Tem momentos do dia nos quais fico off, desativo tudo, coloco o meu tênis, troco a roupa e vou caminhar, correr... Às vezes perto de casa, às vezes até a praia, ou até mesmo pular corda na sala de casa. Há algumas semanas, retomei as aulas de yoga... Então, ficar off é super necessário para conseguir dar conta do recado que optei por viver.


Estudos constantes
O Youtube virou o meu queridinho. Sou inscrita em muitos canais que me ajudam profissionalmente. A seguir meus dois prefis: Brandster, Mestre Academy. Cursos on-line na Udemy também super vale!


Compartilhar com amor
Recebi um convite para participar de um evento incrível chamado Inspira as Minas. Fui umas das mulheres que conversou com outras tantas mulheres sobre profissão, atitudes, desafios etc. O evento aconteceu no dia 2 de outubro de 2017, aqui em Aracaju, e meu coração transbordou. Fiz questão de falar sobre a minha trajetória, sobre os meus desafios na vida, sobre trabalhar por mais de 14 anos para empresas e simplesmente decidir a hora de seguir o meu rumo... Me emocionei muito e tenho certeza que deixei uma mensagem bacana para as mulheres que ainda não ouvem os seus próprios instintos. heart


Tenha bons relacionamentos 
Mesmo antes mesmo de trilhar um caminho de freela, trabalho remoto ou como preferir chamar, sempre busquei ter bons relacionamentos interpessoais. Admito que isso me ajudou a ser conhecida no meio profissional e a ter bons contatos/referências. Tratar as pessoas com empatia, respeitando as diferenças, saber ouvir e falar de forma respeitosa tem que ser um exercício diário. heart


Aceitar as limitações
Durante esse período adoeci algumas vezes. Chorei porque sabia das minhas responsabilidades, meus prazos... Sem falar que teve um período no qual fiquei muito mal, tipo, dormindo sentada no sofá, fazendo inalação 3x por dia, idas a pneumologista entre outras coisas. Simplesmente não tinha forças e não conseguia trabalhar. Tive que aceitar que, durante um período, estava incapacitada de exercer as minhas atividades e precisava me cuidar. 


Errar, aprender e seguir
Nos últimos 14 meses tive clientes de vários tipos, aquele imediatista que quer tudo para ontem, aquele que fecha um job e some, aquele que não sabe o que quer e você perde um tempo absurdo na refação, aquele que simplesmente você entrega tudo certinho e não paga!!! sad

Por isso, compartilho alguns aprendizados: 1) Ao fechar um job receba 50% do pagamento antecipado. Parece uma besteira, mas a pessoa se senti tão responsável quanto você pelo projeto. 2) Coloque no contrato a quantidade máxima de refação, pois o cliente pensará bem antes de solicitar uma alteração, informe também que a partir disso, será cobrado um valor. Incrível como surge um diálogo prático entre você e o cliente (rs). 3) Todas as solicitações devem ser feitas via e-mail, nada por whatsapp. São coisas pequenas mas que fazem uma diferença e te poupa de dor de cabeça! enlightened


Desafiar
Atualmente, faço parte da equipe de um parlamentar com deficiência visual. Todo layout é audiodescrito a fim de que ele possa construir a ideia do que estou fazendo na sua mente. Vocês não imaginam o quanto isso é desafiador. Todo documento precisar ser acessível para que ele possa "ler". Devido a essa motivação, tenho lido mais sobre conteúdos acessíveis e isso tem me impulsionado bastante. Além de procurar estudar mais sobre assuntos que, até então, ficavam apenas no imaginário e hoje são reais e factuais (vídeo, vinhetas, materiais acessíveis).


Inspirar
Antes de tudo, olhem verdadeiramente para si, para as suas reais vontades, sejam suas próprias inspirações... É louco, mas parece que a vida flui, algumas coisas simplesmente vão acontecendo, outras vão ficando longe e, nesse caminho, algumas pessoas se aproximam, falam que aprenderam com as suas ações, que você é inspirador... Ouvir isso, de algumas pessoas, me deixou feliz. No entanto, o que mais me deixa com tesão é saber que sei quem sou, sei o que quero e sei onde quero chegar. wink


Um abraço de 20 segundos.

Publicações Relacionadas

Pedi demissão e agora? Parte II

Quem trabalha em casa precisa de disciplina para que as atividades rotineiras aconteçam.

Criatividade, cadê você?

Dicas para recarregar as energias e melhorar a produtividade.

Não desista de ser melhor

Melhorar-se requer esforço, sair da zona de conforto, arriscar-se.

1 Comentário

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.