faleconosco@tudoparamulher.net

Um post pode custar o seu emprego

Um post pode custar o seu emprego

Um post pode custar o seu emprego

831 0

Mais uma vaga de emprego visualizada, novo e-mail enviado, curriculum anexado. Mais uma entrevista, outra vez sem retorno do RH. Surge, então, uma dúvida no candidato: porque não consigo a vaga para a qual sou especializado? 

Publicar fotos, curtir, comentar, compartilhar, são ações cada vez mais presentes em nossa rotina. É muito provável que você, querido leitor, tenha recebido alguma notificação das suas redes sociais enquanto lia este pequeno trecho. 

O número de perfis no Instagram, Facebook, Linkedin e diversas outras redes sociais vem aumentando a cada ano. Em 2015, cerca de 45% da população brasileira estava ativa nas redes sociais. (Pesquisa realizada pela We Are Social: Digital in 2016). 

O que o nosso candidato do começo do post não sabia era que o seu perfil social estava sendo um ponto negativo para suas oportunidades profissionais. Oi? Como assim? Cada vez mais empresas e recrutadores pesquisam por seus candidatos a emprego nas redes sociais, no intuito de obter detalhes que não são compartilhados nas entrevistas. Por isso, por mais privado que seja seu perfil social, alguns cuidados devem ser considerados: 

1- Cuidado com as fotos

Fotos em festas ou com bebidas alcóolicas, podem passar a imagem de que você não levará o trabalho muito a sério. Cuidado também com fotos que exponham muito o corpo, tenha critério na escolha de imagens com trajes de banho. 

2- Evite assuntos polêmicos 

Defender os seus ideais e ter posicionamento sobre determinado assunto é sempre válido e mostra que você tem opinião própria. No entanto, alguns assuntos tendem a exaltar os ânimos, como religião, política, futebol, entre outros. Todos os envolvidos devem ter suas opiniões respeitadas. 

3- Erros de português 

Cuidado com os erros ortográficos. Eles podem tirar a credibilidade da informação que deseja passar. Revise sempre seus comentários e publicações. 

4- Tenha bom senso 

Não faça das redes sociais o seu diário, evite publicar sobre problemas pessoais. 

5- Destaque-se! 

Aproveite as redes sociais para divulgar os seus trabalhos, relacionar-se com pessoas que sirvam de inspiração em sua área profissional e conquistar indicações no mercado. Lembre-se que além dos seus amigos, colegas de trabalho e/ou empresas também estão de olho em seu perfil. 
 

Publicações Relacionadas

Dias off, vivências reais

A experiência de ter ficado cinco dias longe do mundo digital.

Você está vivendo uma vida de mentiras nas redes sociais?

Há enorme sofrimento em viver na dependência constante da favorável opinião alheia.

Trabalho que não serve para pagar contas tem valor?

Se ame, se imponha e se valorize a cima de qualquer julgamento.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.