faleconosco@tudoparamulher.net

Um post pode custar o seu emprego

Um post pode custar o seu emprego

Um post pode custar o seu emprego

739 0

Mais uma vaga de emprego visualizada, novo e-mail enviado, curriculum anexado. Mais uma entrevista, outra vez sem retorno do RH. Surge, então, uma dúvida no candidato: porque não consigo a vaga para a qual sou especializado? 

Publicar fotos, curtir, comentar, compartilhar, são ações cada vez mais presentes em nossa rotina. É muito provável que você, querido leitor, tenha recebido alguma notificação das suas redes sociais enquanto lia este pequeno trecho. 

O número de perfis no Instagram, Facebook, Linkedin e diversas outras redes sociais vem aumentando a cada ano. Em 2015, cerca de 45% da população brasileira estava ativa nas redes sociais. (Pesquisa realizada pela We Are Social: Digital in 2016). 

O que o nosso candidato do começo do post não sabia era que o seu perfil social estava sendo um ponto negativo para suas oportunidades profissionais. Oi? Como assim? Cada vez mais empresas e recrutadores pesquisam por seus candidatos a emprego nas redes sociais, no intuito de obter detalhes que não são compartilhados nas entrevistas. Por isso, por mais privado que seja seu perfil social, alguns cuidados devem ser considerados: 

1- Cuidado com as fotos

Fotos em festas ou com bebidas alcóolicas, podem passar a imagem de que você não levará o trabalho muito a sério. Cuidado também com fotos que exponham muito o corpo, tenha critério na escolha de imagens com trajes de banho. 

2- Evite assuntos polêmicos 

Defender os seus ideais e ter posicionamento sobre determinado assunto é sempre válido e mostra que você tem opinião própria. No entanto, alguns assuntos tendem a exaltar os ânimos, como religião, política, futebol, entre outros. Todos os envolvidos devem ter suas opiniões respeitadas. 

3- Erros de português 

Cuidado com os erros ortográficos. Eles podem tirar a credibilidade da informação que deseja passar. Revise sempre seus comentários e publicações. 

4- Tenha bom senso 

Não faça das redes sociais o seu diário, evite publicar sobre problemas pessoais. 

5- Destaque-se! 

Aproveite as redes sociais para divulgar os seus trabalhos, relacionar-se com pessoas que sirvam de inspiração em sua área profissional e conquistar indicações no mercado. Lembre-se que além dos seus amigos, colegas de trabalho e/ou empresas também estão de olho em seu perfil. 
 

Publicações Relacionadas

Dias off, vivências reais

A experiência de ter ficado cinco dias longe do mundo digital.

A maior tendência atual é ser você

Celebrando o Dia do Designer de Interiores, conversamos com Edney Evangelista. Com 15 anos de carreira, ele chegou a um patamar no qual o seu trabalho fala por si.

Engenheira Eletricista após os 50

Não teve filho, marido, preconceito nem machismo que impedisse Sandra Azevedo de realizar os seus sonhos.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.