faleconosco@tudoparamulher.net

Uma flor chamada sororidade

Uma flor chamada sororidade

Uma flor chamada sororidade

1347 0

Eu amo o mês da mulher! Aí vem você com aquela dicotomia ‘flores versus respeito’. Fica até chato dizer que quero respeito porque isso não é coisa que se peça... É vergonhoso ter que pedir... As pessoas já deveriam ser educadas para isso. Mas, enfim, quero flores sim, além de respeito!

Quanto falo flores não é no sentido literal da palavra, o que quero dizer é que um agrado especial em março, a gente merece sim. É o mês que, historicamente, representa algumas conquistas que valem muito ser lembradas. E, a cada ano, tem ficado mais legal. Isso porque as pessoas tem feito eventos com workshops, oficinas, palestras, rodas de conversa etc. Se você juntar tudo, a gente vai cultivando um jardim de flores muito importantes, chamadas sororidade!

Até me arrepio quando falo essa palavra. Se você digitar no Google ‘sororidade’, no primeiro resultado vai encontrar a seguinte definição: “Sororidade é a aliança e união entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum”. Neh lindo? heart

É porque sonho com o dia no qual não ouvirei mais que as mulheres são inimigas, invejosas, falam mal umas das outras... Aliás, qual é mesmo o sentido disso? Se você pensa igual a mim, deve ter respondido ‘alimentar o machismo’. E se você continua pensando igual a mim deve ter se perguntado ‘por que a gente precisa alimentar esse negócio que nem deveria existir?’.

Será que tem mulher que acha muito legal o peso da cobrança que sofremos? A definição de beleza do corpo feminino quase inalcançável, o julgamento de outras mulheres, umas culpando as outras pela traição de seus respectivos. O peito com aquela quedinha natural, tão lindo, que você tem vergonha de mostrar. Gente, é isso mesmo que vocês querem?

Então, aquela aulinha de como se amar e ajudar a coleguinha a se amar também é tão necessária porque há nela uma desconstrução interna muito complexa. É como renascer em outra cultura, com outros valores, só que dentro de você. Não seja a pressão externa que impede outra mulher de se deliciar com esse renascimento.

Eu gostaria de celebrar março e receber muitas flores. Além de agradecer ao universo por ser uma mulher livre e literalmente trabalhar para que outras também sejam. Um desejo? Que ‘sororidade’ se transforme em verbo e seja conjugado por todas nós. heart

Publicações Relacionadas

Falar de mulher é fácil, difícil é ser uma

Um 'não sei o que’ dentro de mim me reprime, me empurra pra baixo.

Venda direta: opção de renda extra de muitas mulheres

Disparidade salarial entre homens e mulheres ainda durará 100 anos.

Carnaval não é lugar para “mulher direita”

A folia de Momo não oferece as mesmas possibilidades para mulheres e homens.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.