faleconosco@tudoparamulher.net

Viver melhor e com o suficiente

Viver melhor e com o suficiente

Viver melhor e com o suficiente

1318 0

A vida é um eterno aprendizado e o autoconhecimento, pelo menos para mim, tem sido algo constante e crescente... Depois que pedi demissão (já fazem 6 meses!), passei a trabalhar em casa e a não permitir que algumas coisas ocorressem em minha vida. Assim, tenho feito muitas reflexões. Percebi que alguns hábitos meus mudaram e que algumas coisas não tem tanta importância como tinham há alguns anos. Ao ler alguns livros (no final compartilharei os nomes) aprendi algumas coisas que estão fazendo toda a diferença:

Menos não significa nada - alguns deixam seus bens materiais e passam a viver com nada. Isso não é a ideia central do minimalismo e sim avaliar sua vida e se desfazer do desnecessário e ele define o necessário da seguinte maneira:

•    Uma casa
•    Alimentos e água
•    Roupas e sapatos
•    E dinheiro

Então, de uns tempos para cá, realmente, a grana que tenho, honro com os meus compromissos e evito ficar no aperto. Casa/lar eu tenho, alimento, água, roupas e sapatos também… E, pensando assim, de certa maneira, os meus dias foram ficando mais leves, sem aquela ganância que me consumia.

Em um dos livros, logo no início, trouxe as seguintes perguntas:
•    Quando vejo algo na internet ou na televisão, compro o mais rápido possível?
•    Sempre busco ter o último recurso tecnológico disponível?
•    Compro coisas em ofertas, apesar de não precisar?
•    Busco sempre ter mais coisas?

E, ao responder essas quatro perguntas, pensei: "eita, realmente tem coisas mudando em mim, pois para todas eu respondi NÃO". O que, há uns anos, seria muito normal para eu querer o último iphone, um super carro, roupas e mais roupas, sapatos, promoções… Hoje, para mim, não fazem sentido algum (muitas vezes dá vontade de só rodar de bicicleta, dar rolê de Uber, viver de Airbnb e sair pelo mundão a fora - j-u-r-o). Algumas coisas tenho adotado como, cada novo item em minha vida, outro deve ser descartado/doado e/ou pegar emprestado "cazamigas".

Querer colocar a ideia do minimalismo na prática significa se livrar do excesso (de barulho, de muitas tarefas, de expectativas - de merrrrrrda rs rs - e pessoas também) que só te fazem perder tempo e identificar o que é essencial de verdade em sua vida.

Como sou fã de listinhas achei as seguintes:
Minimalismo na prática - para uma vida mais leve e intencional
1.    Priorize
2.    Destralhe
3.    Compre menos
4.    Descanse
5.    Escolha um
6.    Desconecte

Tentem ou sintam as mudanças que ocorrem em vocês, respeitem os limites do corpo, alma e sonhos, se abram ao novo e boa jornada. Ah, como comentei no início, indico algumas leituras que tem me ajudado muito no processo de uma vida minimalista.

•    O poder do hábito - Charles Duhigg
•    O potencial de uma vida minimalista - Sou Minimalista
•    A mágica da arrumação - Marie Kondo

Publicações Relacionadas

Sai do trânsito você também!

Artigo inspirador narra como uma jovem de 20 anos conseguiu ser a dona da sua velocidade e do seu caminho.

Cinco novos hábitos: seis quilos a menos e muito amor

Mudanças que conseguiram transformar a minha vida.

Até comida saudável deve ser usada com moderação

Experiência de uma vegana mostra que o segredo da saúde é equilíbrio.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.