faleconosco@tudoparamulher.net

Você sabe ouvir?

Você sabe ouvir?

Você sabe ouvir?

82 0

Quero iniciar esse artigo com uma pergunta para você mensurar e refletir para uma mudança, se fizer sentido pra você. De 0 a 10, que nota você dá para sua habilidade de "ouvir"?

Quando estudo grandes autores que desenvolvem lideranças como Daniel Goleman, Dale Carnegie, Flávio Augusto e James Hunter e ouço nos meus atendimentos líderes de equipes e empreendedores, observo que precisam aprender a escutar os seus pares. 

Quais características distinguem uma boa profissional de uma líder? Você pode ser competente no que faz, mas alcançar bons resultados solitariamente. Um líder, por outro lado, tem a habilidade de influenciar, dirigir, inspirar, ouvir e mobilizar profissionais que são bons individualmente de maneira que todos, em conjunto, consigam dirigir os seus esforços particulares a um objetivo comum. 

Qual habilidade é desejável, porém difícil de encontrar em uma líder? A de ouvir. A razão para isso é que eles estão mais ocupados do que nunca. Checam e-mails constantemente, saem e entram de reuniões, têm uma agenda apertada e, portanto, tanta coisa na cabeça que fica difícil prestar atenção em quem está logo ali na frente. 

E o que pode contribuir para o líder ampliar essa habilidade? A técnica chamada de mindfulness, que não é uma prática religiosa, mas um modo de aprimorar a atenção: meditação. Um líder precisa estar focado e, no mundo atual, não só quem têm posição de chefia, precisa exercitar a intenção de prestar atenção. É necessário parar e observar “estou distraída ou estou realmente presente no agora?”. 

A meditação ajudará a monitorar a sua própria atenção e a trazê-la de volta para o que de fato importa no momento. Espero ter contribuído para sua evolução e liderança nos múltiplos papéis que desempenha.
 

Publicações Relacionadas

Assuma o controle das suas emoções

Se deixarmos as emoções negativas nos carregar, facilmente entramos num surto de raiva e implicância.

Criatividade, cadê você?

Dicas para recarregar as energias e melhorar a produtividade.

O que aprendi praticando o silêncio

O silêncio é bem mais poderoso que todas as palavras que eu possa dizer.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.