faleconosco@tudoparamulher.net

Manteiga X margarina

Manteiga X margarina

Manteiga X margarina

790 0

A manteiga é um derivado do leite, obtida a partir do creme do leite, a chamada nata, sendo, por isso, rica em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina, é obtida pela hidrogenação de óleos vegetais (ricos em gorduras insaturadas) a uma temperatura bastante elevada. Durante o processo de hidrogenação, as estruturas químicas das moléculas são alteradas, transformando a gordura insaturada em, parcialmente, saturada e trans (hidrogenada). 

O consumo de gordura trans traz diversos malefícios para o organismo. Essas gorduras danificam o metabolismo, deixando-o mais lento, e impossibilitando o emagrecimento. As gorduras trans também podem causar, com o uso prolongado, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, obesidade, câncer etc. 

O guia alimentar para a população brasileira indica um fato positivo da manteiga ser um produto extraído de alimentos in natura (o leite), o que a leva a ser um produto menos industrializado que a margarina. Desde que seja utilizada com moderação, o uso da manteiga pode ser mais vantajoso que o da margarina. 

Também há outros excelentes substitutos como o óleo de coco ou a banha de porco. Nunca esqueça que a chave para o sucesso é o equilíbrio. 
 

Publicações Relacionadas

Aposte nas gorduras do bem

Os ômegas 3, 6 e 9 são verdadeiras fontes de saúde, mas é preciso equilibrar a dose das três.

Gorduras evite, mas não elimine

Um bom cardápio deve conter quantidade balanceada de gorduras e elas devem ser vistas como aliadas.

Abacate: inclua na sua dieta já!

Fruta faz maravilhas pela sua saúde e boa forma.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.