faleconosco@tudoparamulher.net

Adote o seu óleo de cozinha

Adote o seu óleo de cozinha

Adote o seu óleo de cozinha

1058 0

Você sabe escolher o melhor óleo para o preparo dos seus alimentos? Atualmente existem várias opções para a fritura de alimentos disponíveis no mercado. São tantas que ficamos em dúvida sobre qual é o mais saudável. Vou ajudar vocês a fazer a escolha correta, ok?

Uma pesquisa, realizada com moradores da cidade de Leicester, na Inglaterra, que recebiam óleo de girassol, óleo vegetal, óleo de milho, óleo de canola, azeite, manteiga e banha animal para fritar os alimentos, demonstrou o seguinte, após análise desses materiais utilizados para cozinhar. 

Quando aquecemos os óleos a uma temperatura próxima de 180º, eles oxidam e mudam a sua estrutura. Essa oxidação ‘cria’ algumas substâncias que não são benéficas para o organismo, que são aldeídos e peróxidos de lipídios. O consumo crônico dessas substâncias está relacionado a problemas cardiovasculares e alguns tipos de cânceres. 

Os pesquisadores perceberam que os óleos que mais liberaram essas substâncias foram aqueles ricos em gorduras poli-insaturadas, como os de milho e girassol. E os que menos tiveram as suas estruturas transformadas foram aqueles que continham a maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e saturadas, como a manteiga, banha animal, óleo de canola e o azeite, sendo mais saudáveis. 

Por meio desse estudo, podemos perceber que a escolha mais saudável a ser feita, são por óleos que contenham uma menor quantidade de gorduras poli-insaturadas e maior composição de monoinsaturadas e saturadas. 

Na pesquisa não consta o óleo de coco, mas vale lembrar que ele é composto por gorduras saturadas que, na minha opinião, são as ideais. Ah, mas mesmo que ele seja o mais saudável não podemos exagerar no consumo, hein?! Aqui eu não estou incentivando ninguém a cortar o consumo de gorduras (até porque elas são essenciais e também auxiliam no emagrecimento ou no ganho da massa magra). Apenas quis alertá-las sobre o consumo dos mesmos. Procure um nutricionista sempre! Abraços do nutri. 
 

Publicações Relacionadas

Resenha de produto: Hot Cream Abacate Tratage Capicilin

Vocês sabiam que a Capicilin possui máscaras de tratamento a quente chamadas hot cream?

Rícino puro – Salon Line

Produto é 100% vegetal e pode ser usado para diversos fins.

Banha de porco: o ingrediente secreto dos seus avós

Antigamente, as pessoas adoeciam menos. Saiba o porquê.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.