faleconosco@tudoparamulher.net

Tapioca é mesmo amiga da dieta?

Tapioca é mesmo amiga da dieta?

Tapioca é mesmo amiga da dieta?

1198 0

Para início de conversa, tapioca tem índice glicêmico alto (IG). É riquíssima em carboidratos e não tem quase nada de fibras, o que não provoca saciedade. Algumas pessoas acrescentam chia à tapioca para diminuir o seu IG. Por via das dúvidas, eu não faço isso (é uma conduta minha).

Grosso modo, o índice glicêmico é o tempo que o alimento leva até ser ‘transformado’ em açúcar e atinge a corrente sanguínea. Sendo assim, ele eleva a glicemia e a insulina rapidamente, causando picos dos mesmos e, em seguida, reduzindo essas taxas. 

Para o emagrecimento isso não é interessante de maneira alguma. Isso porque a insulina inibe a ação das enzimas LHS (Lipase Hormono Senvível). A LHS mobiliza os depósitos de gordura causando a liberação de ácidos graxos para que sejam utilizados como energia e é ‘dessa maneira’ que ocorre o emagrecimento. 

Portanto, alimentos com IG alto liberam grande quantidade de insulina e a inativação da LHS. Obviamente que, se você consome tapioca diariamente e, ao final do dia, sua soma calórica diária total é menor que o seu gasto energético, levando também em consideração a prática da atividade física, possivelmente, você irá emagrecer. Porém, há outros alimentos mais interessantes que potencializam o emagrecimento, podendo ser substitutos da tapioca. 

Sendo assim, cuidado com o seu uso, viu? Peço que leiam o texto com atenção para evitar polêmicas desnecessárias. Se o seu nutricionista prescreveu tapioca e o seu objetivo é o emagrecimento, tenho certeza de que ele sabe o que está fazendo e que os carboidratos, proteínas, lipídios e micronutrientes contidos neste alimento estão inseridos no cálculo dietético. 
 

Publicações Relacionadas

Miss Islândia se nega a emagrecer para participar de concurso

Arna Ýr Jónsdóttir desistiu de concurso e explicou ao mundo o porquê em carta.

Corrida: o esporte-terapia

Tem muita gente encontrando, na prática, a solução para o stress, a ansiedade, a insônia e vários outros incômodos

Smoothie protéico

Que tal se refrescar nesse calor de maneira saudável e saborosa?

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.