faleconosco@tudoparamulher.net

Contagem regressiva: dicas para estudar para o Enem

Contagem regressiva: dicas para estudar para o Enem

Contagem regressiva: dicas para estudar para o Enem

280 0

Faltam pouco mais de dois meses para a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio e, com a proximidade das provas que selecionam mais de um quinto dos novos universitários do país, é hora de acelerar o ritmo de estudos, manter o foco e a determinação e dar start nas revisões para garantir a vaga dos sonhos na universidade.

“Dá pra fazer muita coisa nesses dias, mas é importante que, para começar, o aluno saiba o que ele deve estudar - em quais áreas de conhecimento focar - e como gerenciar o tempo de estudos para conseguir uma boa nota no Enem”, destaca o coordenador dos 3os anos, Assistente e Pré-Vestibular do colégio Master, Anderson Peixoto.

Para dar uma forcinha aos candidatos sergipanos nesta reta final de preparação, a equipe de professores do colégio Master – escola heptacampeã no Enem em Sergipe - preparou uma lista com os assuntos mais cobrados no Enem, separados por área de conhecimento, dicas para potencializar a absorção dos conteúdos e como montar um plano de estudos para guiar os últimos dias antes da maratona de provas. É só anotar e focar nos estudos!

Rumo à universidade
Dica nº 1: conheça as provas

Realizar as provas das edições anteriores do Enem ajuda o estudante não somente a se familiarizar com o estilo do exame como a melhorar o tempo de resolução das questões e, ainda, identificar seus pontos fortes ou fracos na prova.

“Com esse diagnóstico em mãos, o aluno pode montar um cronograma de estudos que priorize essa ou aquela disciplina. Isso é fundamental para conseguir bons resultados no Enem. Treinamento é a chave do sucesso”, ressalta o coordenador Anderson Peixoto.

No link você encontra as provas e gabaritos das últimas edições do Enem, é só fazer o download e colocar a mão na massa.

Dica nº 2: monte um plano de estudos

Para quem está estudando desde o início do ano, vale aproveitar esse período para revisar os conteúdos, priorizar as dúvidas que ainda existem e tentar resolvê-las. Elabore uma lista com os assuntos mais cobrados na prova e foque, principalmente, nos temas das áreas de maior peso no curso que você escolheu. “É fundamental que o aluno priorize nesse momento de revisão os conteúdos que considera mais difíceis e as áreas que pontuam mais, como matemática e redação”, complementa o coordenador do Master.

Dica nº 3: foco na Redação

Você sabia que, no Enem, a nota da redação representa 20% do resultado final dos candidatos? E que você tem, em média, entre 40 e 70 minutos para redigir esse texto? Ou seja,
além de dominar o tema de atualidades, o candidato precisa aprender a controlar o tempo para fazer um excelente texto na prova.

“Em 2017, os estudantes farão as provas de Linguagens e Ciências Humanas no mesmo dia da redação. Tradicionalmente, são provas mais extensas, de interpretação, que exigem muito do aluno. Por isso, é extremamente importante que o estudante saiba administrar o tempo para responder as questões com calma e, ainda assim, dedicar-se à redação”, explica Anderson Peixoto.

Para os especialistas no assunto, é fundamental que os estudantes façam, no mínimo, duas redações por semana, no entanto nessa reta final, vale aumentar o ritmo de produção e tentar fazer uma média de três redações semanalmente. Mas não adianta só escrever: revise e veja se o seu texto tem uma tese central que é defendida desde a introdução até a conclusão - que deve trazer sempre boas propostas de intervenção. Ler as redações nota mil nas edições passadas do Exame também é um ótimo modo de saber onde estão seus pontos fracos na hora de elaborar o seu texto.

Dica nº 4: priorize o que é mais cobrado no Enem

Com a proximidade das provas, é hora de tirar todo o atraso das disciplinas e revisar os conteúdos mais importantes de cada área de conhecimento. Para dar uma forcinha nessa tarefa, confira a lista de temas mais cobrados no Enem – elaborada pelos professores do colégio Master – e partiu, universidade!

Ciências da Natureza
Química

- Ligações químicas; interação intermolecular e a sua relação com algumas propriedades das substâncias; o processo de oxirredução e suas aplicações; o estudo da energia, suas formas de conversão e aplicações no setor industrial – revise utilizando a termoquímica e eletroquímica; propriedade de ácidos e bases nos compostos orgânicos e inorgânicos, estudo do equilíbrio químico; estudo dos compostos orgânicos: estrutura, reconhecimento de função e aplicação; estudo da química como ciência que interfere na resolução de problemas ambientais.

Física
- Mecânica; eletricidade; termologia; ondulatória; óptica; magnetismo; análise dimensional.

Biologia
- Ecologia: aquecimento global, introdução de espécies exóticas, tecnologias de despoluição; biotecnologia: alimentos transgênicos, células-tronco; identidade dos seres vivos; moléculas, células e tecidos; hereditariedade; origem e evolução da vida.

Matemática e suas tecnologias
- Matemática básica: problemas com as quatro operações; múltiplos e divisores; frações; razão e proporção; porcentagem e problemas com equações.
- Funções de 1º e 2º graus, exponenciais, logarítmicas, trigonométricas; geometria plana e espacial; razões trigonométricas; progressões; análise combinatória e probabilidade.

Ciências Humanas

História
- Império; República Oligárquica e a Era Vargas; movimentos sociais e suas relações com o estado; choques culturais e Brasil Colônia; República Liberal Populista, ditadura e redemocratização.
Geografia

- Indústria; água; energia; urbanização e impactos ambientais da poluição; conflitos por terra; crescimento populacional; globalização; meio ambiente.
Filosofia

- Filosofia moderna e antiga; cultura; ética; ideologia; filosofia política e medieval; moral.

Sociologia
- Direitos, cidadania e movimentos sociais; trabalho e sociedade; estado, poder e política; desigualdades sociais; autores clássicos; meio ambiente e globalização.
Linguagens e códigos

Português
- Interpretação de texto; gêneros textuais; norma culta e popular; funções e figuras de linguagem; pontuação; uso dos conectivos.

Literatura
- Relação entre os movimentos literários e seus equivalentes em outras artes; modernismo brasileiro; vanguardas europeias; arcadismo; barroco; parnasianismo; romantismo.

Inglês
- Interpretação de texto: treine o domínio da língua lendo notícias de sites como o Newsweek, Breaking News English e a BBC; gramática; tempos verbais; recursos de linguagem.

Espanhol
- Interpretação de texto: treine o domínio da língua lendo notícias de sites como El País, Clarin e El Mundo; discursos e tipos textuais; gramática: foco em advérbios, conjunções e verbos.

É anotar e dar start nos estudos.

 

Fonte:Lotticaldas Comunicação

Publicações Relacionadas

Engenheira Eletricista após os 50

Não teve filho, marido, preconceito nem machismo que impedisse Sandra Azevedo de realizar os seus sonhos.

Favoritos do mês de outubro

Em outubro, além de produtos de beleza, descobri também um livro maravilhoso e uma série bárbara no Netflix.

Favoritos do mês de fevereiro

Selecionei os meus produtos de maquiagem preferidos do momento.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.