faleconosco@tudoparamulher.net

SIU, um dos métodos contraceptivos mais seguros

SIU, um dos métodos contraceptivos mais seguros

SIU, um dos métodos contraceptivos mais seguros

2266 0

Hoje você não precisa se render apenas à pílula como método combinado junto com a camisinha para evitar uma possível gravidez. Não faltam opções no mercado para que se enquadrem nas preferências e peculiaridades dos organismos de cada mulher.

Uma das opções que está se popularizando bastante é o SIU, o Sistema Intra Uterino. Bastante semelhante ao DIU (Dispositivo Intra Uterino), é cada vez mais solicitado pelas mulheres nos atendimentos ginecológicos e pode ser uma boa opção de método contraceptivo.

Segundo Luiz Alberto Manetta, médico ginecologista e doutor em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto, seu método de ação está diretamente ligado com o hormônio levonorgestrel, que é liberado no organismo em doses pequenas e diárias através do dispositivo. Em formato de T, o SIU se adapta facilmente ao formato do útero.

Essa liberação possui uma dupla função contraceptiva no corpo da mulher. “Previne a gravidez através do controle do desenvolvimento da camada de revestimento do útero (endométrio) de forma que esta não fique suficientemente espessa para possibilitar gravidez. Além de promover o espessamento do muco normal no canal cervical (abertura para o útero), de forma que o espermatozoide encontre dificuldade para entrar no útero e fertilizar o óvulo. O SIU também afeta o movimento do espermatozoide dentro do útero”, explica o ginecologista.

Sua principal indicação é para as mulheres que desejam fazer prevenção da gravidez, mas não só para isso. Dr. Luiz Alberto ressalta as demais indicações do SIU:
•    Menorragia idiopática (sangramento menstrual excessivo, sem causa orgânica);
•    Proteção contra hiperplasia endometrial (crescimento excessivo da camada de revestimento interno do útero) durante terapia de reposição de estrogênio;
•    Tratamento para pacientes portadoras de endometriose e adenomiose que não desejam gestação.

Quer saber como é o procedimento para inserção do SIU e tirar outras dúvidas? Clique aqui

 

Fonte: dicasdemulher.com.br / Foto: iStock

Publicações Relacionadas

Pílula do Dia Seguinte: o que ela pode fazer por você?

Dr. Dráuzio Varela responde a várias questões que envolvem o uso desse contraceptivo.

AMO convoca mulheres para a 2ª corrida Outubro Rosa

Participando do evento, você mostra a sua performance nas pistas e ainda ajuda a Associação dos Amigos da Oncologia - AMO.

Vida no pós-parto

Com a chegada do primogênito, surgem as dúvidas, o desespero, a insatisfação com o corpo e a falta de tempo para coisas que antes eram corriqueiras.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.