faleconosco@tudoparamulher.net

Tem vovô na malhação

Tem vovô na malhação

Tem vovô na malhação

949 0

André Felipe é meu instrutor na academia. É empenhado, solícito e atencioso como poucos. O modo como trabalha me chamou a atenção. Tanto que já tentei arrastar a minha mãe para malhar comigo, pois observo o zelo que ele tem por cada aluno, independente da idade, mas ainda não consegui. Decidi entrevistá-lo quando soube do seu interesse em se especializar em atividades direcionadas ao público da terceira idade.
 
Conversando com ele, descobri que é cada vez mais nítido o número de idosos nas academias. De acordo com ele, com o passar dos anos, o TRP (treinamento resistido com peso) e os exercícios aeróbicos se tornaram praticamente indispensáveis no planejamento de treino para os idosos. Esse trabalho visa reduzir ou prevenir muitos declínios funcionais associados ao envelhecimento. 

Algumas das vantagens da inserção da atividade física no cotidiano da terceira idade são o alívio das dores, a restauração do equilíbrio, a redução das quedas, o fortalecimento dos ossos, a manutenção do peso corporal e a saúde mental.


 
Mas não é apenas a musculação que em sido procurada pela terceira idade. Segundo Felipe, os encontros sociais e os passeios turísticos, que envolvem exercícios físicos, trazem também ganhos no que diz respeito à socialização. A natação e a hidroginástica, que fazem um trabalho funcional de maneira lúdica, são atividades igualmente indicadas pelo profissional e bastante apreciadas pelos idosos.

Apesar de não existirem exercícios proibidos aos idosos, ele explica que “eles devem evitar exercícios ou atividades (de forma geral) de alto impacto - aquelas que obrigam a tirar os pés do chão para realizá-los. Por sua natureza, são aqueles que pedem por mais força -  e priorizar os exercícios de cadeia cinética fechada (exemplo de exercícios são flexão de braço, agachamento, apoio, caminhada) e articulares - que possibilitam um real, simples e eficaz trabalho no corpo de uma maneira geral -, pois facilitam a execução e diminui a probabilidade de lesões. Entretanto, tudo depende do quadro clínico de cada idoso.

Normalmente, a maioria dos idosos possuem mais dificuldades em exercícios mais complexos, nos quais o nível de consciência corporal necessita ser maior. Equilíbrio, força, resistência e principalmente mobilidade também são fatores que dificultam o cotidiano dos mais velhos”.

 


 
Felipe destaca que todo profissional de Educação Física deve ter ciência da sua função e importância. “A elaboração do programa de treinamento e a sua execução deve ser acompanhada de perto pelo instrutor. O profissional, por sua vez, tem como obrigação ensinar e corrigir qualquer exercício que esteja sendo feito de maneira incorreta”. Ele enfatizou ainda que essa preocupação necessita ser redobrada com os idosos, visto que eles não possuem o mesmo vigor físico e psicológico tal qual a maioria dos alunos das academias.
 
Quando perguntei o que o motivava a se especializar nessa área, ele respondeu que são vários os motivos. “A procura do bem-estar da sociedade, a evolução de um aluno, a conquista de um objetivo tão almejado, saber que um aluno entrega nas mãos do instrutor a sua rotina de treinamento, assim como ver os resultados sendo concretizados mesmo que de forma árdua e progressiva. Tudo isso, sem sombra de dúvidas, o que me motiva”, declarou.

É isso aí!! Amamos o seu trabalho, Felipe. Desejamos muito sucesso e uma vida longa para que você possa ajudar muitas pessoas.  heart

Publicações Relacionadas

Idosos exigem cuidados extras em viagens

Dr. Eduardo Minomo, geriatra do Espaço Ativo, dá dicas e orientações valiosas.

Espaço Ativo promeve curso de cuidador de idosos

Geriatras e profissionais especializados em gerontologia são os docentes do curso.

Soginástica, boa estrutura e atendimento diferenciado

Estrutura é voltada para um grupo seleto de pessoas como idosos, hipertensos, cardiopatas, gestantes e pessoas com distúrbios posturais.

Seja o primeiro a comentar

ENVIAR UM COMENTÁRIO

PORQUE MEU COMENTÁRIO NÃO APARECEU?

Os comentários do portal são moderados, então podem demorar um pouco a serem autorizados. Comentários ofensivos não são publicados.