7 Incríveis benefícios do mel para saúde

O mel tem propriedades nutricionais e curativas que trazem muitos benefícios à saúde. É rico em antioxidantes que protegem o corpo e o coração do envelhecimento, ajuda a baixar a pressão arterial, triglicerídeos e colesterol, tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivírus, combate dores de garganta e tosse, e também pode ser usado como um adoçante natural.

No entanto, mesmo com todos esses benefícios, o mel deve ser consumido com moderação, pois ainda é rico em calorias e açúcar.

Trocar o açúcar puro pelo mel em alguns alimentos ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​e pode trazer muitos benefícios à saúde. Algumas dessas vantagens são:

7 Incríveis benefícios do mel para a saúde

Aliviar dores de garganta, asma e tosse

O mel alivia a inflamação e o inchaço na garganta e nos pulmões, mesmo com gripes e resfriados, melhorando o sono.

Recomenda-se consumir 2 colheres de chá de mel antes de ir para a cama, pois a doçura faz com que mais saliva seja produzida. Isso melhora o revestimento da garganta, protegendo contra irritações, reduzindo e acalmando a tosse, sendo em muitos casos mais seguro e eficaz do que alguns xaropes.

Combate bactérias e fungos em feridas

O mel possui propriedades que encurtam o tempo de cicatrização, pois são capazes de esterilizar feridas, reduzindo a dor, o cheiro e o tamanho, promovendo assim a sua cicatrização, considerada eficaz e até melhor do que alguns curativos.

Também pode ser uma excelente opção no tratamento de úlceras do pé diabético, pois combate os germes e promove a regeneração dos tecidos. O mel também é usado para tratar o herpes bucal e genital porque reduz a coceira e funciona tão bem quanto as pomadas de farmácia.

Também pode curar bactérias resistentes a antibióticos, úlceras e feridas a longo prazo após cirurgia e queimaduras.

Melhore a saúde do coração

O mel é benéfico para a saúde do coração, ajudar  aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a formação de coágulos. Esse processo ajuda a reduzir a pressão arterial, evitando doenças cardíacas.

Ajuda com memória e ansiedade

Usar mel para substituir o açúcar está associado a melhores níveis de memória e ansiedade. Além disso, a pesquisa indica que o mel também pode melhorar a memória em mulheres na menopausa e na pós-menopausa.

Luta contra a obesidade

Pelas suas propriedades, o mel melhora o açúcar no sangue e o controle da gordura, reduzindo a inflamação e ajudando a manter o peso.

Tratamento de hemorroidas

O mel tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, analgésicas e curativas que reduzem o sangramento e aliviam a dor e a coceira causadas por hemorroidas. Para isso, basta misturar mel, azeite e cera de abelha e aplicar na região.

Melhorar o colesterol e diminuir os triglicerídeos

O mel pode ser um bom aliado na luta contra o colesterol alto, pois reduz os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e aumenta o colesterol “bom” (HDL) no corpo.

Além disso, o mel ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos, pois pode ser usado como um substituto do açúcar. Em geral, dietas ricas em açúcar e carboidratos refinados causam níveis elevados de triglicerídeos, aumentando o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Contraindicações

Embora o mel tenha muitos benefícios, existem algumas limitações e é contraindicado para algumas pessoas em determinadas situações, como:

Crianças com menos de 1 ano de idade: Até um ano de idade, como o sistema digestivo de uma criança pode não estar totalmente desenvolvido, existe um alto risco de botulismo grave por bactérias comuns no mel. Descubra mais sobre o botulismo infantil.

Diabéticos: Embora o mel tenha muitas vantagens sobre o açúcar branco, as pessoas com diabetes devem evitá-lo porque contém açúcares simples que aumentam os níveis de glicose no sangue;

Alérgico: Para evitar sintomas como vermelhidão da pele, coceira no corpo e garganta, inchaço dos lábios e lacrimejamento em pessoas alérgicas ao mel, é melhor evitar consumir mel e produtos que o contenham;

Intolerância à frutose: Como a frutose está presente no mel, as pessoas que são intolerantes à frutose não podem consumi-la e devem excluir outros alimentos que contenham frutose de sua alimentação.

Portanto, se não houver contraindicações, levando em consideração todos os benefícios do mel, este alimento é um grande aliado e adicioná-lo à sua alimentação diária pode ser uma ótima escolha.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados