Benefícios do cacau: Conheça são inacreditável

O cacau traz muitos benefícios para a saúde física e mental.  É considerado um alimento benéfico porque além de servir a funções nutricionais, quando consumido regularmente e em níveis moderados, traz muitos benefícios para a saúde física e mental. É um alimento originário da Amazônia.

O poderoso complexo vitamínico e mineral contido na composição garante os benefícios do cacau, como ajudar as artérias e o coração a funcionar bem e aliviar a ansiedade e o cansaço.

Além disso ,o  cacau é o principal ingrediente do chocolate. As frutas são ricas em flavonoides e antioxidantes, substâncias que ajudam a prevenir muitas doenças e auxiliam no bom funcionamento do organismo.

O chocolate é um dos alimentos mais populares do mundo. Delicioso é um ingrediente que se encontra em uma grande variedade de receitas. Também é famoso por combater o mau humor, já que o cacau usado para fazer chocolate tem propriedades estimulantes da serotonina.

Benefícios do cacau: Conheça são inacreditável

Benefícios do cacau

As vantagens de consumir cacau, inclusive em pó, são inúmeras. É um alimento rico em vitaminas e minerais, além de possuir uma boa quantidade de fibras. Conheça os principais benefícios para a saúde que ela pode oferecer:

  • Melhora o humor
    O triptofano contido nas frutas é um aminoácido responsável pela produção da serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar e contido na fruta.
  • Ajuda com o intestino
    O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que atuam como alimento para as bactérias probióticos que são importantes para o funcionamento intestinal.
  • Como antioxidante: o cacau é um poderoso antioxidante. (Combate os radicais livres), evitando assim o envelhecimento precoce e a presença de certas doenças.
  • Ajuda as pessoas com diabetes: O cacau pode ajudar as pessoas com diabetes, pois está relacionado a uma melhor função da insulina. Vale ressaltar que esse benefício se deve ao consumo de frutas frescas ou em uma apresentação sem adição de açúcar.
  • Ajuda a perder peso: O cacau contém grandes quantidades de polifenóis, que são substâncias envolvidas na queima de gordura.
  • Reduzir a pressão arterial: Mais uma vez, os flavonoides contidos no cacau ajudam na pressão arterial. Atua como vasodilatador, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo a pressão.
  • Ajuda com o coração: O cacau é muito bom para a saúde do coração. Existe uma substância chamada ácido oleico que combate as doenças cardíacas. Além disso, essa maravilha combate o excesso de radicais livres.
  • Ajuda a saúde respiratória: Os grãos de cacau contêm duas substâncias conhecidas como xantina e teofilina. Eles relaxam os bronquíolos fechados dilatando-os, melhorando assim a circulação de ar, o que ajuda a combater alergias, asma e falta de ar.
  • Ajuda controlar colesterol ruim(LDL): Sabemos que o colesterol alto pode causar vários problemas cardíacos, portanto, adicionar cacau à sua dieta pode ajudar a diminuir a contagem de colesterol alto.

Analisou quantos benefícios o cacau tem para a nossa saúde? Mas é importante saber a quantidade certa a consumir. Para fazer isso, procure a ajuda de um profissional de saúde que determinará a quantidade certa para você e o que você precisa.

O cacau pode ser encontrado natural, em pó ou em chocolates. O cacau em pó pode ser adicionado a vitaminas, mingaus, leite, outras frutas, etc. Outro truque é substituir o chocolate tradicional pelo cacau em pó para uma dieta mais saudável.

Colocando em prática essas dicas, você obterá todos os benefícios do cacau para sua saúde.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados