Biotina para cabelo é uma vitamina essencial?

Existem muitos fatores a serem considerados para manter seu cabelo saudável. Uma alimentação balanceada é o primeiro passo para garantir a integridade das madeixas e também o consumo de certos nutrientes e vitaminas. Também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, a biotina para o cabelo é essencial para fortalecê-lo.

Não é por acaso que este ingrediente aparece cada vez com mais frequência nos cosméticos não só para os cabelos, mas também nos cosméticos em geral. Isso porque a biotina faz parte do complexo B, o que significa que está envolvida no metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos do organismo, sendo também uma excelente fonte de regeneração da pele e das unhas.

Os benefícios da biotina no cabelo

Pesquisas mostram que a vitamina B7 promove a produção de queratina, uma proteína importante que compõe 90% dos cabelos e é responsável por manter a integridade dos fios. A biotina também ajuda a restaurar a espessura e rejuvenescer, além de prevenir o aparecimento de cabelos grisalhos e tratar a caspa.

O principal benefício, entretanto, vem do aumento, já que essa vitamina evita a queda, promovendo um crescimento forte e saudável. Também foi comprovado que a falta de biotina pode causar quedas por fraqueza.

Como usar biotina para cabelo

Suplementos capilares :Uma das maneiras mais comuns de garantir os benefícios da biotina é por meio da suplementação capilar. A suplementação capilar é utilizada para substituir ingredientes necessários ao crescimento e manutenção de cabelos saudáveis, e a biotina é uma das mais procuradas por quem busca fortalecer os fios.

Quando essa vitamina é ingerida por via oral, a circulação sanguínea é responsável por “entregar” B7 ao bulbo capilar. Mesmo assim, lembre-se que o suplemento de biotina só é recomendado se o paciente apresentar sintomas de deficiência desse nutriente, o que requer prescrição de nutricionista ou médica.

Alimentos biotina

biotina cabelo

Comer alimentos ricos em biotina todos os dias também pode ajudar a combater a queda de cabelo e, assim, acelerar o crescimento do cabelo. As principais fontes dessa vitamina são amendoim, gema de ovo, tomate, cebola, nozes, amêndoas, avelãs e cenouras.

O nutriente também pode ser encontrado no farelo de trigo, pão integral, alface, tomate, leite, frutas e sementes, e até mesmo na carne vermelha. Aproveite e descubra quais são os melhores produtos fortificantes que contêm diversos nutrientes necessários à saúde capilar.

Deficiência de biotina

Para evitar a deficiência de biotina, uma dieta variada e equilibrada é essencial. A falta de biotina pode causar:

  • Sistema cardiovascular: funcionamento insatisfatório do sistema cardiovascular
  • Sistema digestivo: perda de apetite e náuseas
  • Sistemas nervoso e muscular: depressão, dores musculares, fraqueza e fadiga
  • Pele: ressecamento, dermatite e perda de pigmento da pele
  • Cabelo: fraqueza, crescimento lento do cabelo, caspa, seborreia e queda de cabelo
  • A falta de biotina também pode levar a um aumento nos níveis de glicose no sangue. Embora mais pesquisas ainda sejam necessárias, os cientistas demonstraram que a biotina também é eficaz no combate ao diabetes, pois ajuda a sintetizar melhor os carboidratos.

A biotina auxilia o cabelo a crescer mais rápido?

A biotina é essencial para a saúde do cabelo e sua falta pode causar calvície e enfraquecer os fios. Assim, pode-se dizer que a biotina ajuda a manter o cabelo saudável e, ao prevenir a queda do cabelo, promove o crescimento natural e saudável do cabelo, ou seja, não voltará a crescer mais do que naturalmente. O que acontece é que muitas pessoas crescem mais devagar e a biotina ajuda a regular o crescimento para um nível normal.

Para ajudar os cabelos, está indicada a suplementação de biotina. A dose ideal é de 1000mcg a 5000mcg.

Embora a deficiência de biotina leve à perda de cabelo, estudos mostram que tomar suplementos vitamínicos não previne a calvície.

Em outras palavras: a biotina não previne a calvície, mas pode ser essencial para a saúde do seu cabelo e seu crescimento forte e bonito.

Muita biotina
A biotina é uma vitamina solúvel em água, o que significa que é excretada em excesso na urina. Portanto, torna-se perigoso para a saúde somente quando um excesso do suplemento é tomado (bem acima de 100.000 mcg). Apesar disso, nenhuma ameaça séria ao corpo humano foi documentada quando em níveis elevados.

Observações finais sobre biotina

A biotina é uma vitamina B que desempenha um papel fundamental na síntese de carboidratos, gorduras e metabolismo de proteínas. Muitos de seus benefícios potenciais para a saúde são baseados em evidências moderadas. No entanto, pode ser importante para sua pele, cabelo e unhas.

A suplementação pode ser muito importante para mulheres grávidas ou lactantes. Altas doses de biotina (acima de 10.000 mcg) também estão sendo investigadas como um tratamento potencial para esclerose múltipla. A biotina é encontrada em diversos alimentos, ou seja: se você se alimenta bem e tem uma dieta variada, provavelmente não é deficiente em biotina.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados