Conheça 10 Benefícios do Melão e como prevenir a prisão de ventre

O melão é uma excelente opção de fruta doce e muito refrescante , pois a maior parte de sua composição é composta por água. Além disso, é considerado um alimento de baixa caloria: são cerca de 100 kcal em 100 g.

É fonte de potássio, cálcio, fósforo, ferro e zinco, além de vitaminas A, C e complexo B. Também contém fibras e antioxidantes importantes para o organismo.

Existem vários tipos de melões disponíveis para consumo. Essa variedade muda o tamanho, a forma, a cor e o sabor da fruta, mas os nutrientes são semelhantes e os benefícios também. A seguir, vamos confira as várias vantagens  de consumir regularmente.

Conheça 10 Benefícios do Melão e como prevenir a prisão de ventre

Benefícios do melão

O melão é uma fruta que traz vários benefícios para o corpo:

Hidrata e desintoxica

O melão é uma ótima alternativa para hidratar e desintoxicar o corpo. O consumo do melão é ideal para a manutenção do peso, pois a fruta é fonte de água e é baixa em calorias. Sua fibra em combinação com essa quantidade de água garante a eliminação das toxinas acumuladas em uma dieta pobre.

Ajuda a digestão e faz você se sentir satisfeito

Por ser rico em fibras, o melão auxilia na digestão. Essas fibras, juntamente com a pectina (fibra de gel), aumentam a sensação de saciedade, evitando excessos e auxiliando no processo de emagrecimento.

Alivia a constipação

Por ter alta concentração de água e fibras, a fruta é um laxante natural e ajuda a aliviar a prisão de ventre.

Fortalece o sistema imunológico

O melão contém grandes quantidades de flavonoides, que são uma excelente fonte de antioxidantes, antiinflamatórios, carotenoides e minerais. Portanto, pode ser considerado um impulsionador do sistema imunológico.

Reduz a pressão arterial

O consumo regular de melão é responsável pela redução da pressão arterial, o que, juntamente com os purificadores do sangue contidos na fruta, ajudam a manter os níveis de colesterol bom.

Regula a menstruação, a circulação e a coagulação do sangue

O consumo de melão ajuda a regular a menstruação, pois melhora a circulação sanguínea, e os nutrientes que contém são anticoagulantes.

A fruta é um sedativo natural que também reduz as oscilações de humor durante a menopausa. Além disso, seus ingredientes geralmente estimulam o corpo.

Previne problemas urinários

Um melão consumido com frequência pode prevenir problemas urinários. As vitaminas e minerais nele contidos facilitam o funcionamento dos rins, graças aos quais as substâncias tóxicas produzidas pelo nosso organismo são eliminadas de forma mais eficaz.

Além disso, o pH alcalino da fruta atua neutralizando a urina e controlando a proliferação de microrganismos que causam infecções do trato urinário.

Aumenta a saúde dos olhos

A fruta contém zeaxantina, um nutriente que pode absorver os raios solares nocivos, bloqueá-los e proteger os olhos dos danos que causa.

Melhora a pele

Além de todos os seus benefícios para a saúde, o melão também pode ser usado em compressas ou em receitas caseiras de tonificação da pele, pois limpa profundamente e ativa a circulação.

Ajuda a perder peso

O melão pode ser útil para a perda de peso, pois é uma fruta baixa em calorias e contém fibras que ajudam a aumentar a saciedade e a reduzir o apetite, evitando comer demais.

Além disso, o melão é um diurético natural que ajuda a reduzir a retenção de líquidos, promovendo a perda de peso.

Para que o melão o ajude a perder peso, é importante ter uma alimentação saudável, variada e equilibrada que forneça todos os nutrientes e vitaminas para um corpo saudável.

Tipos de melão

O tipo mais comum encontrado no Brasil é o melão de casca amarela e polpa clara. A consistência é delicada e o sabor é doce. Mas não é o único. Veja outros tipos de melão abaixo:

Pele-de-sapo: o melão deve o seu nome à sua pele verde escura e listrada. A forma é mais oval e a polpa é branca.

Gália: tem forma arredondada e polpa esverdeada. Sua casca é amarela e rendada.

Cantaloupe: tem uma pele ligeiramente rendada e polpa muito alaranjada.

Contraindicações 

Para a maioria das pessoas, o melão é considerado um alimento seguro. Em excesso, pode causar desconforto digestivo se você tiver fibra suficiente. As frutas têm um índice glicêmico médio e as pessoas com diabetes devem consumi-las com moderação.

Além disso, as pessoas com insuficiência renal que têm dificuldade em eliminar o excesso de potássio do sangue precisam comer com moderação, pois as frutas contêm grandes quantidades do nutriente.

Como escolher e armazenar

Ao escolher um melão, preste atenção na aparência da pele. Não deve apresentar manchas escuras ou esverdeadas. A fruta deve estar bem firme, sem áreas amolecidas, por isso é importante tocar no melão antes de selecioná-la.

É necessário lavá-lo em água corrente antes do corte para evitar contaminação da polpa, caso haja sujeira na pele.

Pode permanecer em temperatura ambiente por alguns dias, mas deve ser refrigerado em filme plástico ou em recipientes cobertos após o corte.

Como consumir

O melão pode ser consumido in natura ou na forma de sucos e vitaminas, e também é muito utilizado para refrescar os dias mais quentes ou na praia.

Receita saudável

Suco de limpeza de melão, pepino, limão e gengibre

Melões, pepinos e limões são ricos em fibras e antioxidantes que ajudam seu intestino a funcionar corretamente e, como o gengibre, que acelera o metabolismo, são ótimos para perder peso.

Além disso, a hortelã é amplamente utilizada para tratar problemas digestivos, como má digestão ou flatulência.

Ingredientes:

  • 1 pepino;
  • ½ xícara de polpa de melão;
  • 1/2 suco de limão;
  • Casca de gengibre;
  • 2 colheres de sopa de hortelã fresca;
  • Uma pitada de pimenta caiena;

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba o suco.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados