Conheça 7 dicas para cultivar o bom humor e viver feliz

Tentar manter o bom humor pode parecer uma batalha perdida dependendo do dia. Às vezes, nem precisa ser algo desconfortável. O mau humor já está acordando com a gente.

O problema se torna mais preocupante quando você começa a viver de mau humor e se preocupar com pouco.

Não é por acaso que este ditado popular é que o riso é o melhor remédio que existe. Enquanto o mau humor piora a saúde física e mental, o bom humor afasta as patologias e atrai pessoas e oportunidades.

Se você não entende como cultivar a alegria pode trazer tantos resultados positivos, você precisa saber que o humor afeta todas as áreas de sua vida. Se você está bem, é também o seu trabalho, a família, o social e o amor.

Parece um conceito simples, mas muitas pessoas não conseguem conectar os pontos. Você está ocupado tentando encontrar motivos para ficar ainda mais louco com a vida. Deixe-nos entender o porquê!

Como o humor afeta sua saúde

As emoções negativas e positivas têm um grande impacto em sua saúde física e mental. Quando você sente algo, seu corpo aumenta a produção de certos hormônios. Isso, por sua vez, muda a química do cérebro.

A depressão é possivelmente o distúrbio mais conhecido devido a um desequilíbrio hormonal no cérebro.

Nesse sentido, pode-se concluir que um humor negativo é resolvido, assim como hormônios negativos como o cortisol, o conhecido hormônio do estresse. Observe o comportamento das pessoas estressadas e você logo notará sua irritabilidade e impaciência.

Por outro lado, o bom humor, especialmente o riso, estimula a produção de hormônios positivos como as endorfinas. Esta publicação ajuda a manter esse estado emocional. Pessoas bem-humoradas são imediatamente reconhecidas por seu sorriso constante, ou seja, por sua felicidade.

Vejamos outras maneiras pelas quais o humor afeta a saúde e como pequenos problemas podem piorar facilmente.

Efeitos das mudanças de humor

Um humor constante pode não apenas ser um catalisador para doenças, mas também pode indicar a presença de patologias não diagnosticadas.

Quando alguém está em um estado de irritação constante, o corpo produz mais cortisol. Isso por si só leva a dezenas de consequências negativas, como perda de cabelo, pressão alta, fraqueza muscular, ganho de peso, osteoporose e pode desregular a menstruação nas mulheres.

Além disso, as alterações de humor podem causar hipertensão, hiper ou hipoglicemia, insônia, gastrite e enxaquecas. O sistema imunológico também é afetado, tornando a pessoa temperamental mais suscetível a doenças.

O mau humor também ataca os pensamentos. O rabugento vê tudo como um obstáculo e aumenta a proporção de problemas simples. Em vez de resolvê-los, ela reclama, fica com raiva e grita com as pessoas ao seu redor.

A raiva não é a única resposta emocional, entretanto. É comum os indivíduos se sentirem tristes, desmotivados, isolados e geralmente deprimidos.

Efeitos de um bom humor

Por outro lado, um bom humor fortalece o sistema imunológico e previne a ocorrência de transtornos mentais. O coração também funciona melhor quando você está satisfeito com a vida. A circulação sanguínea melhora e protege o corpo contra doenças cardiovasculares.

Uma boa risada pode aliviar o estresse e a tensão muscular. Na verdade, apenas dar uma boa risada pode relaxar os músculos por quase uma hora!

Portanto, a saúde mental é um dos maiores beneficiários!

Um humor positivo dissolve rapidamente a raiva. É provável que você tenha ficado com raiva por causa de uma situação embaraçosa e, quando ri ou vê algo engraçado com um amigo, a vontade de brigar desaparece. É o famoso desapego, como se você nunca tivesse se sentido tão mal antes.

Da mesma forma, estar de bom humor minimiza os sintomas de ansiedade, estresse e reduz a chance de desenvolver um transtorno mental.

O resultado é uma vida social mais rica e melhor desempenho no trabalho. As pessoas da área percebem que todos se envolvem em seus projetos. Oportunidades, portanto, surgem com mais facilidade.

7 Dicas para cultivar o bom humor

Conheça 7 dicas para cultivar o bom humor e viver feliz

Agora que você sabe a importância de cuidar do seu humor, é hora de aprender como mantê-lo. Abaixo estão as dicas poderosas que elaboramos para mantê-lo de bom humor todos os dias!

Seja grato sempre

Agradecendo por coisas boas, sejam elas pessoas, sucessos ou bens materiais, você pode quebrar o padrão de negatividade. Consequentemente, ele vê a realidade pelo que é, em vez de peneirar os eventos diários. Especulações imaginativas, como as comuns em imagens de medo, também são combatidas.

Além disso, a gratidão tem o poder de trazê-lo ao presente. Eles percebem que o dia todo você tem tudo para viver pequenas alegrias, mesmo nos momentos mais críticos.

Aprenda a rir de si mesmo

Você provavelmente já ouviu a frase não se leve muito a sério, certo?

Este conselho é extraordinariamente válido porque as pessoas tendem a colocar muita ênfase no que acontece com elas. Embora seja importante fazer o melhor em tudo, ele também está de bom humor para aceitar os erros.

Se você falhou ou foi criticado, analise o que aconteceu para aprender com isso. Reconheça qual característica contribuiu para o resultado final e dê uma boa risada. Afinal, todos passam por momentos semelhantes na vida!

Expresse seus sentimentos

Não guarde suas preocupações e tristeza em você. Encontre maneiras saudáveis ​​de expressar esses sentimentos. Pode ser útil falar com pessoas em quem você confia e pedir conselhos sobre como se sentir melhor.

Se você acha que não será compreendido, atividades criativas como pintura, fotografia e música podem ajudá-lo a se expressar, entre outras. Não importa se você não tem as habilidades para criar obras de arte impressionantes. O principal problema aqui é a autoexpressão.

Desafie-se

Permanecer na sua zona de conforto significa que o tédio e o desânimo assumem o controle. Você se acostuma tanto com a mediocridade que não tem vontade de fazer coisas novas e se divertir.

As pessoas precisam de desafios. Ou seja, se você acha que está estagnado, procure o novo. Pode ser um curso, outra habilidade ou uma nova amizade.

Se você não consegue pensar em nada interessante, você sabe que pode encontrar pessoas com interesses diferentes nas redes sociais. Sem dúvida, você pode encontrar um nicho que se adapte às suas necessidades.

Faça exercícios diariamente

O exercício e a atividade física são extremamente benéficos para a saúde. Durante o exercício, hormônios positivos como endorfinas e dopamina são liberados. Eles são responsáveis ​​por melhorar o humor, nos fazer sentir bem e lidar com as emoções negativas.

Cuide dos seus pensamentos

A qualidade de seus pensamentos depende da qualidade de suas emoções. Como resultado, é comum sentir-se triste ou feliz imaginando uma determinada cena ou relembrando um acontecimento passado. Portanto, esteja ciente dos pensamentos que passam pela sua cabeça. São apenas reclamações ou críticas a você?

Procure fazer terapia

A terapia também pode melhorar seu humor e ajudá-lo a desenvolver atitudes positivas. Ao desenvolver a inteligência emocional, o paciente pode decidir o que afeta seu humor ou não. Em vez de desistir cegamente de seus sentimentos, ele para, respira e pensa a respeito.

Além disso, a terapia também atua no perdão e na resolução de conflitos banais, como o furador de fila. Dessa forma, você não desperdiça energia ou tempo em eventos que não lhe dizem respeito diretamente. Legal, não é?

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados