Conheça 9 Benefícios da água de coco – O resultado vai te surpreender

A água de coco é deliciosa e refrescante a qualquer hora do dia. Seja no calor ou depois de alguma atividade física, é sempre uma boa escolha porque é doce e cheio de nutrientes. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que este hidratante natural pode oferecer muitos benefícios à saúde. Você sabe por quê?

A água de coco é rica em nutrientes e é produzida naturalmente a partir das frutas, quase sem gordura. Um copo americano (cerca de 250 ml) já pode fornecer ao corpo fontes de carboidratos, fibras, proteínas, vitamina C, sódio e cálcio.

Benefícios da água de coco

Embora a água de coco seja extremamente hidratante, é importante notar que a água de coco não é um tipo de tratamento de desidratação, mas sim um suplemento. Além disso, oferece outras propriedades para o nosso corpo. Dê uma olhada:

Conheça 9 Benefícios da água de coco - O resultado vai te surpreender

Ajuda a perder peso

A água de coco ajuda a perder peso por ser baixa em calorias e fornecer vitaminas e minerais essenciais para os processos metabólicos de produção de energia. Por ser uma bebida natural não contém corantes nem conservantes e fonte de nutrientes, pode ser utilizada em dietas voltadas para emagrecimento ou manutenção e reeducação alimentar.

No entanto, deve-se observar que a alimentação por si só não é suficiente para perder peso. É necessário adotar hábitos de vida saudáveis, reduzir o consumo de alimentos industrializados de alto valor calórico e praticar atividades físicas.

Excelente para hidratação

A água de coco tem alto poder de hidratação, pois pode reabastecer o corpo humano com água e eletrólitos que são excretados pela perda de suor e urina. É eficaz na desidratação por diarreia e vômitos, e também tem boa aceitação entre pacientes em quimioterapia e com náuseas. Além disso, a bebida é amplamente utilizada durante e após a atividade física.

Ao comparar a composição da água de coco com a composição das bebidas esportivas (isotônicas) constatou-se que ela contém 20 vezes mais potássio, 3 vezes mais cloretos, 1,5 vezes mais magnésio, quase metade dos sódio e praticamente a mesma quantidade de açúcar. Consequentemente, ele hidrata e repõe os eletrólitos necessários com o benefício de um substituto maior de potássio.

Contribui para a saúde renal

Como diurético natural, a água de coco é benéfica para a saúde renal, pois contém uma grande quantidade de água. Quanto mais bebemos água, natural ou de coco, mais urinamos, o que minimiza a chance de formação de cálculos renais. Além disso, o aumento da diurese (frequência urinária) ajuda a proteger o trato urinário de bactérias que causam infecções.

Reduz o envelhecimento

As propriedades antienvelhecimento da água de coco baseiam-se em substâncias antioxidantes como a vitamina C, o complexo B e o aminoácido arginina. A principal ação dos antioxidantes é reduzir os efeitos nocivos dos radicais livres produzidos na célula a que estamos expostos diariamente e ajudar a retardar o envelhecimento precoce.

Os efeitos antienvelhecimento beneficiam todas as células, mas como a pele é praticamente o maior órgão do corpo, vemos os maiores ganhos aqui. Beber água de coco melhora a hidratação da pele, reduz a oleosidade e combate o envelhecimento cutâneo.

Ajuda a reduzir a fadiga e o estresse

Quando estamos com sede é um sinal de que já estamos desidratados. Esta condição causa lentidão nas funções corporais, atividade cerebral, o que leva à fadiga mental e diminuição da função muscular, além de promover fadiga. Os minerais (magnésio e potássio) contidos na água de coco ajudam a reduzir o cansaço e o estresse. Ao reidratar o corpo, a bebida também reduz a fadiga e o desconforto.

Ajuda a prevenir e tratar doenças

Pesquisas sobre os nutrientes da água de coco mostraram alguns benefícios da bebida contra algumas doenças, como a prevenção do câncer. Uma célula que está acumulando muitos radicais livres tem maior probabilidade de se tornar cancerosa. Como a água de coco tem propriedades antioxidantes, ela acaba protegendo a formação de neoplasias por meio dessa via oxidativa.

A bebida também tem efeitos benéficos no controle da pressão arterial, tanto pela presença de potássio em sua composição quanto por sua atuação como diurético.

Combate o Colesterol

Consumir água de coco regularmente ajuda a reduzir as placas de ateroma nas artérias e também ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue, pois é composto de ácido láurico, potássio e sódio, que atuam diretamente na placa de ateroma e favorecem a saúde do coração.

No entanto, para obter este efeito, você deve seguir todas as orientações do médico para reduzir o colesterol. Esta é apenas mais uma ajuda extra no tratamento.

Melhora a digestão

Água de coco combate a indigestão, azia e refluxo. Esta é uma ótima estratégia para gestantes, mas também uma ótima estratégia para quem sofre de constantes vômitos, pois limpa e hidrata o esôfago e acalma a irritação da pele com a acidez do conteúdo estomacal.

Melhora o trânsito intestinal

A água de coco é ótima para os intestinos, pois é útil para pessoas com prisão de ventre, bem como para aqueles com diarreia ou fezes moles. O valor necessário para cada caso pode variar de pessoa para pessoa. Portanto, é bom verificá-los diariamente. Se o excremento ficar muito solto, basta diminuir o consumo de água de coco.

É ruim beber muita água de coco?

Tal como acontece com qualquer outro líquido ou alimento, qualquer coisa acima dele é ruim. A água de coco também pode ter efeitos prejudiciais. Por exemplo, a grande quantidade de potássio que está presente em sua essência pode se tornar um vilão se consumido em excesso. Em casos extremos, pode alterar a frequência cardíaca e causar fraqueza muscular.

Seus efeitos diuréticos também podem jogar a favor e contra. Embora evitar pedras nos rins possa ser benéfico, também pode levar à desidratação se consumido em grandes quantidades.

Como preservar a água de coco?

A bebida requer pouca manutenção, mas depois de aberta não dura muitos dias. Uma vez retirado do coco, guarde-o em um utensílio de vidro limpo e guarde na geladeira por cerca de 3 dias.

Vê como a água de coco pode ser deliciosa e saudável ao mesmo tempo? Portanto, aposte neste hidratante natural se quiser acalmar ou matar a sede.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados