Manteiga de cacau: Benefícios para os cabelos e pele

A manteiga de cacau é uma gordura naturalmente comestível dos grãos de cacau.
É um derivado de extrema importância devido à sua composição química e características físicas.

A manteiga de cacau contém ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oleico e contém uma mistura de ácido palmítico. Possui propriedades incomparáveis a outras gorduras vegetais devido à sua alta estabilidade, textura lisa e riqueza. Com antioxidantes isso despertou o interesse em seu uso como matéria-prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

Para produzir manteiga de cacau, o fruto do cacau deve está maduro, fermentado, seco, torrado e prensado. Nesse processo, extrai-se a manteiga: gordura sólida, seca e amarelada.

Manteiga de cacau: Benefícios para os cabelos e pele

Características da manteiga de cacau

  • Hidratante: Rico em ácidos graxos vegetais.
  • Suavização: a capacidade de suavizar a pele. Portanto, é usado, por exemplo, para tratar calosidades.
  • Antienvelhecimento: graças ao teor de polifenóis que fazem parte da sua composição, a manteiga de cacau tem efeito antioxidante. Portanto, ele neutraliza a ação dos radicais livres no organismo que causam o envelhecimento celular.
  • Anti-inflamatório: fortalece e protege a pele contra infecções e inflamações.
  • Cicatrizante: contribui para a reconstrução e regeneração de feridas, pele seca e lábios.
  • Refrescante: acalma as queimaduras após as queimaduras solares.

Benefícios manteiga de cacau para a pele

A manteiga de cacau é excelente para tratar e prevenir ressecamento, eczema e dermatite.

Devido ao processo de hidratação, é considerado um protetor labial e também pode ser misturado com óleos essenciais. A manteiga de cacau é um emoliente que cria uma camada protetora na pele dos lábios contra a baixa temperatura e o ressecamento induzido pelo sol.

A manteiga de cacau hidrata perfeitamente a pele porque é uma excelente fonte de antioxidantes naturais encontrados nos grãos de cacau. As gorduras saturadas são especialmente benéficas para a cura da pele seca e gretada, pois são facilmente absorvidas e permanecem na pele por horas.

Especialmente recomendado para peles sensíveis, que podem ser alérgicas a outros tipos de tratamentos hidratantes, como pele facial ou pele de bebê.

Suporta o processo de produção de colágeno na pele, responsável pela elasticidade do nosso tecido. Como resultado, a pele fica mais firme e elástica, proporcionando uma aparência macia, saudável e jovem.

Os resultados da pesquisa mostram que os polifenóis do cacau têm um efeito positivo no tom e na elasticidade da pele.

Benefícios manteiga de cacau para os cabelos

Uma grande quantidade de ácidos graxos garante a reconstrução da barreira lipídica, melhorando a retenção de água nos fios, protegendo contra danos externos, especialmente úteis para cabelos muito secos, mais grossos ou cacheados.

É uma manteiga muito emoliente que proporciona um efeito surpreendente nos cabelos muito secos, pois garante maciez e

Uma grande quantidade de ácidos graxos garante a reconstrução da barreira lipídica, melhorando a retenção de água nos fios, protegendo contra danos externos, especialmente úteis para cabelos muito secos, mais grossos, cacheados e / ou cacheados.

É uma manteiga muito emoliente que proporciona um efeito surpreendente nos cabelos muito secos, pois garante muita maciez e suavidade.

Não é tão bom para cabelos porosos, mas neste caso funciona ainda melhor do que o óleo de coco, pois contém mais óleo linoleico e ceramida.

Isso significa que é mais adequado para muito ressecamento , mas ajuda um pouco com a porosidade. E para quem tem cabelos cacheados e volumosos, ajuda a “modelar” os fios, dando aos cachos um visual lindo.

Para aplicar manteiga de cacau no cabelo, é necessário dissolvê-la em banho-maria. Pode ser usado diretamente nos fios antes da lavagem, misturado em máscara ou como agente hidratante.

Como escolher?

Leia o rótulo para ver se sua fórmula é realmente pura e sem outros óleos adicionados. Dê preferência à manteiga de cacau pura e orgânica, pois além dos diversos usos aqui citados, também pode ser utilizada em receitas culinárias.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados