Óleo de jojoba: Dicas de como usar nas madeixas

O óleo de jojoba é extraído da jojoba, uma planta semelhante a um arbusto. Nativo da América do Norte, desertos de Mojave e Sonora, Arizona, Califórnia e México. O fruto da jojoba é semelhante a um feijão, de formato esverdeado e oval, e contém as sementes quando a casca é removida.

Óleo de jojoba: Dicas de como usar nas madeixas

Composição do óleo de jojoba 

Contém vitaminas A, B1, B2 e E, ácido mirístico, mas sua composição é quase exclusivamente derivada da ceramida, presente em 96% do óleo. A ceramida é um tipo de lipídio encontrado entre as escamas dos cabelos.

Além das propriedades suavizantes e hidratantes da ceramida, a vitamina E contida no óleo também tem atividade antioxidante e o ácido mirístico é anti-inflamatório e anti-irritante.

O óleo  também é uma boa fonte de vitaminas B, assim como a vitamina B5, o nutriente conhecido como ácido pantotênico, que ajuda a curar as reações cutâneas causadas pela radioterapia, além de acelerar o processo de curar cortes e feridas.

 Como usar o óleo de jojoba nas madeixas ?

  • Age como um limpador : Antes de lavar, aplique algumas gotas de óleo de jojoba em todo o couro cabeludo. Massageie bem e deixe agir por 10 minutos. Lave o cabelo normalmente. o óleo ajuda a remover os resíduos de sebo que encapsulam os poros. Suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas ajudam a manter o couro cabeludo limpo e saudável.
  • Proporciona brilho e maciez: O óleo ajuda a repor e manter a umidade natural do cabelo saudável para trazê-lo de volta ao seu brilho. Na hora de lavar, separe o condicionador e adicione 3 gotas de óleo de jojoba, misture e passe pelos fios, enxágue.
  • Estimula o crescimento saudável :O uso regular de óleo de jojoba o torna um ótimo remédio natural que ajudará a manter seu cabelo saudável. O óleo de jojoba tem a capacidade de abrir os poros, remover os depósitos de sebo que não permite que novas células capilares se multipliquem normalmente.

Dica extra : 1 colher de sopa de óleo de jojoba, acrescente 2 gotas de óleo essencial de alecrim e 1 gota de óleo essencial de cedro.  Massageie bem o couro cabeludo. Deixe repousar por 10 minutos e depois lave o cabelo normalmente.

  • Melhorar a aparência de pontas secas: Antes de dormir, aplique uma gota na ponta e massageie suavemente. Repita o processo diariamente até que melhore.

Benefícios para o cabelo

Ajuda a repor a hidratação do cabelo, melhora a textura do cabelo, cura o couro cabeludo seco e combate a caspa.

Também se apresenta como algo que pode ajudar a suavizar e dar brilho aos cabelos, além de contribuir naturalmente para a eliminação do frizz.

Restos de condicionador, cremes e outros produtos podem se acumular no couro cabeludo e, quando a limpeza não é feita corretamente, as membranas ficam juntas na superfície, dificultando a substituição das células e obstruindo a secreção, causando o endurecimento dos folículos capilares.

O fato é que o sebo embutido no couro cabeludo impede o crescimento do cabelo. Relatórios dizem que o óleo de jojoba ajuda no crescimento do cabelo. Na verdade, o óleo dissolve esse sebo, desbloqueando e oxigenando a pele e, assim, pode gerar novas células que farão com que o cabelo cresça.

Além disso, o óleo é um lubrificante, hidratante e emoliente que suaviza e nutre os cabelos quebradiços e funciona bem no tratamento da caspa.

Como umectante, pode ser usado antes da lavagem dos cabelos, limpo ou misturado com cremes hidratantes. É excelente contra caspas para dissolvendo o sebo, só deve ser aplicado na forma pura, diretamente no couro cabeludo, massageando-o.

Também pode ser usado como finalizador. Apenas duas gotas do óleo aplicadas nas pontas dos cabelos amaciam.

Conheça também sobre a biotina

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados