Óleo de rícino: Surpreendentes benefícios para saúde dos cabelos

O que é óleo de rícino?

É um óleo obtido a partir das sementes de uma planta chamada “Ricinus communis“, popularmente conhecida como mamona. Você também pode fazer óleo de mamona com ele, que é usado na produção de plásticos, tintas e cosméticos (na produção de cílios postiços).

No entanto, não é apenas o óleo de rícino que pode ser usado para fazer esses produtos. Também é famoso por apoiar o crescimento do cabelo. Como? Relaxe, é isso que vamos explicar para você agora!

O que ocorre é que o óleo é rico em propriedades antioxidantes, ômega 6 e ômega 9, e vitamina E. Esses nutrientes são responsáveis ​​por fortalecer e ajudar os cabelos a crescerem com saúde e vigor.

Óleo de rícino: Surpreendentes benefícios para saúde dos cabelos

Quais são os benefícios do óleo de rícino?

 Restauração de fios

Ômega 6 e Ômega 9 são ácidos graxos essenciais cuja função é selar as cutículas. Como resultado, eles ajudam a recuperar cabelos elásticos e secos.

Uma dose adicional de hidratação

Você tem dúvidas de que os ácidos graxos são os melhores amigos em nossos cabelos? Outra prova disso é que ajudam a manter os fios hidratados. Isso ocorre porque esses nutrientes formam uma película ao redor da fibra capilar que evita a perda de água.

Controle de óleo

Você tem o cabelo que lava de manhã e à tarde parece oleoso e sujo? Isso ocorre porque as glândulas sebáceas produzem óleo em excesso.

Aplicar óleo de rícino no couro cabeludo oleoso por alguns minutos durante o banho pode ajudar nesse controle. Deixe agir enquanto você lava o resto do corpo e, em seguida, lave com o shampoo.

Adeus caspa

Somente aqueles que sofrem com esses flocos de couro cabeludo sabem como a caspa é desagradável. O óleo pode ajudar a combatê-los porque tem propriedades antifúngicas que limpam o couro cabeludo.

Mas atenção: nunca use nenhum produto de tratamento sem antes consultar um dermatologista, hein? Se usado de forma incorreta, pode piorar o problema!

Como aplicar óleo de rícino no cabelo?

Em primeiro lugar, você precisa entender que, embora o óleo de rícino possa ser um grande aliado em sua busca para conquistar cabelos longos e brilhantes, ele não pode fazer isso sozinho.

Mesmo assim, experimente usar shampoo, condicionadores e máscaras específicos que limpam e hidratam, sempre investindo nos mais adequados para o seu tipo de cabelo.

Aqui estão algumas maneiras de usar o produto:

Hidratante com óleo de rícino

Coloque algumas gotas de óleo de rícino na máscara de tratamento que você costuma usar para hidratar. Deixe a mistura por 30 minutos, depois lave bem, retirando completamente os produtos dos fios.

Óleo de rícino para o crescimento do cabelo

Misture 2 colheres de sopa de óleo de rícino com 2 gotas de óleo essencial de alecrim. Massageie bem o couro cabeludo.

Óleo de rícino para proteção

Também pode atuar como finalizador e protetor térmico. Portanto, vale a pena aplicar algumas gotas ao longo do comprimento e nas pontas. Depois, pode usar o secador ou alisador com tranquilidade, pois evitará que as altas temperaturas danifiquem os seus cabelos.

Óleo de rícino para combater as pontas duplas

Misture o óleo de mamona com nosso amado óleo de coco. Aplique a mistura somente nas pontas dos fios que ainda estão sujos, deixe por duas horas e lave normalmente.

Se quiser, você também pode dormir com a mistura no cabelo para que dure mais e lavá-lo na manhã seguinte.

Como aplicar óleo de rícino em uma programação capilar?

Sempre recomendamos programar capilares para regenerar profundamente o cabelo. Se você já tem experiência nesse tipo de tratamento, uma dica especial na fase nutricional: misture uma colher de chá de óleo de mamona e 2 colheres de sopa de creme nutritivo.

Aplicar nos cabelos úmidos, lavar somente com shampoo, deixar por 20 minutos e enxaguar. Lembre-se de aplicar então o condicionador para fechar as cutículas e assim garantir que a nutrição fique nos fios.

Para que tipo de cabelo o óleo de rícino é adequado?

Este produto pode ser usado com todos os tipos de texturas, mas os cabelos cacheados e crespos geralmente se beneficiam mais. Isso porque essas texturas são mais secas devido ao fato de serem em forma de espiral – dificultando o alcance do óleo nas pontas.

Pontos negativos do óleo de rícino

Tudo em excesso é ruim. Se você não souber como controlar a quantidade de óleo no cabelo, pode acabar deixando-o oleoso. Recomenda-se usar uma colher de sobremesa de azeite.

Uma mistura de diferentes tipos de óleos pode tornar os fios muito finos e sujeitos a quebrar. Não recomendamos fazer receitas caseiras que ensinam a misturar diferentes produtos com esse óleo em fios. Sua incompatibilidade pode ter consequências negativas.

Onde comprar óleo de rícino?

Geralmente, o óleo é encontrado em lojas de produtos naturais, bem como em farmácias. Mas tome cuidado antes de comprar: leia atentamente a embalagem e verifique se há parafina, silicones e aromas.

O preço geralmente varia de 20 a 30 reais.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados