Pó de guaraná: 8 benefícios inacreditável

O guaraná em pó é um produto rico em nutrientes feito de sementes de guaraná uma planta típica da Amazônia. Proporciona benefícios como maior eficiência no desempenho físico e concentração , alivia dores de cabeça e regula os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Essa semente contém grande quantidade de amido, cerca de 60% de grãos secos, taninos, metilxantinas principalmente cafeína, teobromina e teofilina, além de diversos compostos bioativos como os flavonoides.

Quanto aos sais minerais, contém fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio, além de vitamina A e vitamina B1 (nutriente envolvido no metabolismo energético).

O guaraná é facilmente encontrado na forma de pó, obtido a partir das sementes secas, torradas e depois moídas, e como xarope, frequentemente consumido em bebidas, embora tenha um teor muito menor de extrato de semente de guaraná em sua composição.

Pó de guaraná: 8 benefícios inacreditável

Pó de guaraná: 8 benefícios inacreditável

  1. Melhora o desempenho nos exercícios

O guaraná em pó é rico em cafeína e é um aliado dos atletas e dos praticantes de exercícios.

Assim, pode ser um recurso tergogênico, promovendo a realização de exercícios por meio da estimulação do sistema nervoso central e melhorando a capacidade física e esforço  por meio da mediação com os neurotransmissores adrenalina e dopamina.

Portanto, o pó de guaraná atua potencialmente retardando o início da fadiga em face de exercícios prolongados e exaustivos.

2. Alivia dores de cabeça

Em alguns casos, o pó de guaraná tem sido usado como terapia adjuvante para tratar enxaquecas e dores de cabeça. Esse benefício se deve ao efeito central da cafeína na redução do tamanho dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro, embora a cafeína tenha um efeito vasodilatador nos tecidos periféricos.

Essa vasoconstrição seria um elemento-chave na redução das dores de cabeça e dos ataques de enxaqueca, onde a vasodilatação é acompanhada de perto.

3. Melhora a concentração e o raciocínio

O pó de guaraná, graças à cafeína e à combinação com outros compostos bioativos como a teobromina e a teofilina, tem um efeito positivo na capacidade de concentração e raciocínio.

Isso ocorre porque essas substâncias agem em áreas do cérebro, como o tálamo, que estão associadas à atenção concentrada, seletividade do sujeito e estado de alerta, mostram alguns estudos.

4. Controla os níveis de colesterol

Pesquisas mostram que o consumo de flavonoides e saponinas presentes no guaraná em pó pode ajudar a controlar os níveis de colesterol, principalmente o colesterol LDL, o colesterol ruim.

Além disso, os benefícios do guaraná em pó sobre o aumento do colesterol HDL, o colesterol bom, foram atribuídos à teobromina. A pectina, por sua vez, pode ajudar a aumentar a excreção de ácido biliar, reduzindo os níveis de colesterol plasmático

5. Bom para diabéticos

O guaraná em pó pode ajudar no controle da glicemia devido à presença da pectina, fibra que absorve água e tem a capacidade de formar uma espécie de gel com a comida no estômago, retardando o esvaziamento gástrico.

A digestão fica mais lenta e os níveis de glicose no sangue aumentam gradualmente. Isso evitará picos de glicose e, portanto, de insulina, o que é bom para pessoas com diabetes e também ajuda a prevenir a resistência à insulina em pessoas saudáveis.

6. Auxiliar para emagrecer

Embora o processo de emagrecimento seja o resultado de uma série de mudanças no estilo de vida, o pó de guaraná pode contribuir para a perda de peso.

Isso porque proporciona um efeito termogênico, ou seja, aumenta o gasto energético diário e promove o processo de lipólise, o que seria um elemento positivo para o controle do peso, se consumido na quantidade certa, individualmente recomendada.

7. Melhora a circulação sanguínea

O pó de guaraná pode ajudar melhora a circulação sanguínea, menos formação de placa nos vasos sanguíneos, permitindo mais fluxo e entrega de oxigênio e nutrientes aos tecidos, incluindo a área genital.

8. Melhora o humor
O pó de guaraná estimula a produção dos hormônios dopamina e serotonina, que têm sido associados ao aumento da sensação de bem-estar e melhora do humor. Isso se deve à presença de cafeína e seu alto teor de antioxidantes que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central.

Conheça também Psyllium

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados