Psyllium: Ótimo laxante para problemas intestinais

O nome pode parecer estranho, mas Psyllium é uma boa escolha para pessoas com problemas intestinais, que é conhecido como um laxante suave.

Sabemos que a fibra é essencial para o bom funcionamento do nosso intestino. Mas muitas pessoas deixam de consumir quantidades adequadas e experimentam os efeitos colaterais da deficiência de fibra.

Psyllium é uma fibra solúvel derivada da casca da semente da bananeira asiática.

Psyllium: Ótimo laxante para problemas intestinais

Benefícios do Psyllium

Melhoria da função intestinal. Essas fibras em contato com a água do intestino absorvem esse fluido e formam uma espécie de “gel”.

  • Este “gel” limpa as impurezas da parede intestinal e ajuda a remover as toxinas. Todo esse processo facilita a formação e eliminação das fezes, mantendo o intestino regulado e mais saudável.

Saciedade: o Psyllium em contato com a água absorve os líquidos e aumenta seu volume em 20 vezes, dando uma sensação de saciedade e reduzindo a absorção dos carboidratos consumidos.

Ajuda a controlar o diabetes: as fibras de Psyllium tornam a absorção de carboidratos mais lenta, mesmo que não se transformem em moléculas de açúcar. Essa fibra ajuda a manter o equilíbrio glicêmico, principalmente após as refeições. Esse equilíbrio é essencial para pessoas com diabetes.

Rico em fibra

Previne o câncer de cólon

Reduz a fome, absorve água e incha no trato digestivo, fazendo você se sentir satisfeito

Estimula todo o trato digestivo, aumentando o volume das fezes e facilitando sua eliminação, aliviando a constipação e desconforto intestinal

Regulador de digestão

Ajuda a regular os níveis de glicose, controlando picos e flutuações nos níveis de açúcar no sangue

Ajuda a reduzir o colesterol, pois é parcialmente absorvido pela fibra.

Cooperação na prevenção da aterosclerose.

Como faço para tomar Psyllium?

A necessidade diária de fibra para um adulto é entre 25 e 30 gramas. Uma colher de sopa de pó ou farelo de psyllium contém cerca de 5 gramas de fibra. Igualmente, a ingestão de fibras deve ser de pelo menos essa quantidade, pois uma ingestão insuficiente pode fazer com que seu intestino não funcione regularmente.

Lembrando que a ingestão de fibras deve estar sempre relacionada à ingestão de água para obter benefícios reais.

Contraindicações 
A maioria das pessoas não apresenta efeitos negativos enquanto toma psyllium. No geral, cinco a dez gramas de sementes tomadas três vezes ao dia raramente podem causar cólicas, inchaço ou gases.

Além disso, o consumo de psyllium pode atrasar a absorção de alguns medicamentos. Portanto, se você estiver tomando algum medicamento, procure atendimento médico e procure saber se eles podem interagir com o psyllium.

Embora seja incomum, algumas reações alérgicas, como erupção cutânea, coceira ou dificuldade para respirar, podem resultar da ingestão ou manipulação de psyllium.

O Psyllium parece ter poucos efeitos colaterais e é bem tolerada reações adversas raramente são vistas em pessoas sensíveis às fibras.

Conheça também os benefícios do cacau

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados