Semente de linhaça conheça 7 Benefícios incríveis para saúde

Você já ouviu falar sobre a linhaça? Essa semente incrível e cheia de benefícios pode estar presente nas mais diversas refeições.

Vamos falar sobre essa semente que vem ganhando espaço nos mercados, além de estar cada vez mais presente nas refeições mais saudáveis!

O que é linhaça?

Linhaça nada mais é do que uma semente provinda do linho, muito utilizado lá no Egito Antigo, seja para confecção de tecidos ou para fabricação de cordas.

Além de muito saborosa, essa semente possui uma série de nutrientes benéficos ao corpo. Dentre as inúmeras vantagens de seu consumo, podemos citar inclusive a prevenção de algumas doenças.

Quais são seus nutrientes?

  • Ômega 3 e 6 – Que ajudam na diminuição do colesterol ruim e aumentam a capacidade de aprendizagem e memória;
  • Fibras – Contribuindo na redução do apetite, melhorando as dietas;
  • Proteínas – Ajudar estimular a produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos;
  • Minerais – Diminuir as reações das enzimas e atuando na manutenção dos ossos do corpo;
  • Vitamina C – Melhorando a pele e estimulando o sistema imunológico, servindo como um “antigripal”;
  • Vitamina E – Diminuindo os danos provocados pelos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e melhorando a aparência da pele e cabelos;
  • Complexo B – Com uma série de vantagens, dentre elas, combate ao cansaço e a anemia.

Mas afinal, para que serve a linhaça?

A linhaça é um alimento funcional, em outras palavras, seu consumo promove benefícios para a saúde e evita algumas doenças. Ela pode ser consumida in natura ou acompanhada de frutas e/ou iogurte. Elas podem ser adicionadas em saladas, sopas e massas de biscoitos, bolos, pães, etc.

Pode estar presente no café da manhã, no almoço e até na janta. Tudo vai depender de suas refeições, mas quase sempre dá pra encaixar a semente de linhaça.

Como e por que consumir a semente?

Os grãos de linhaça possuem uma casca feita de celulose, dificultando a digestão. Tendo isso em mente, o ideal é consumi-la triturada. É uma ótima opção para ser acrescentada em sucos, iogurtes, vitaminas, saladas ou frutas.

Outro ponto muito bacana na semente de linhaça é o fato da mesma poder substituir ovos. Isso mesmo, ovos! O motivo está em suas fibras solúveis, que em contato com líquidos, forma uma espécie de “gel”. É uma excelente alternativa nutritiva para substituir em receitas de bolos, tortas, panquecas etc.

O ideal é consumir no máximo 10g do alimento em sua rotina diária.

Quais são os tipos de linhaça?

Você já viu para que serve a linhaça, já sabe como consumi-la e até conferiu um pouco sobre seu óleo. Agora vamos falar dos dois tipos de linhaça: a linhaça marrom e a linhaça dourada! Mas e aí, qual a diferença entre linhaça marrom e linhaça dourada?

linhaça marrom é uma semente típica de locais com clima mediterrâneo, sendo muito encontrada em solo brasileiro. Possui um sabor mais forte e amargo do que a linhaça dourada, além de uma casca mais grossa.

linhaça dourada é mais encontrada em locais de clima frio, possuindo um sabor mais suave e uma casca mais fina.
Em valores nutricionais, ambas são bem parecidas, no entanto, em valores comerciais, a linhaça dourada acaba sendo mais cara, justamente por ser importada.

Contraindicações do alimento
Como já vimos, a linhaça é sem dúvida um alimento muito nutritivo e saboroso, no entanto, existem algumas contra indicações básicas a serem levadas em consideração.

Crianças de até 6 meses e pessoas com esclerose sistêmica não devem ingerir o alimento. Vale lembrar que antes de colocá-la em suas refeições, é muito recomendado procurar um médico e nutricionista, para consumir as quantidades certas e ter certeza de que não possui alergia ao alimento.

7  Benefícios incríveis da semente de Linhaça

Rica em nutrientes

Com ômega 3 e 6, fibras, vitaminas, proteínas e muito mais, a linhaça é rica em nutrientes que contribuem em diversas questões de seu corpo;

Ajuda a emagrecer

Diminuindo a liberação de glicose, evitando picos de glicemia, acumulando assim menos gordura no corpo e aumentando a sensação de saciedade;

Controlar diabetes

Pelos mesmos motivos do tópico anterior, a semente de linhaça ajuda a controlar a diabetes;

Ótimo substituto de alimentos

A semente misturada em água pode substituir ovos, assim como seu óleo pode substituir azeite e outras gorduras, tornando suas refeições mais saudáveis;

Combate doenças cardiovasculares

Devido à riqueza em ácidos graxos que controlam o colesterol e os triglicerídeos, eles ajudam a combater as doenças cardíacas.

Fortalece o sistema imunológico

Devido à grande quantidade de vitaminas presentes nas sementes.

Ajuda as mulheres

A linhaça contém ingredientes que aliviam os sintomas da TPM e ajudam a prevenir o câncer de mama. Também contém lignan, um ingrediente que “substitui” o estrogênio, reduzindo as respostas durante a menopausa.

Vai bem com qualquer refeição

A linhaça vai bem com quase todas as refeições. Seja no iogurte no café da manhã, no suco no almoço ou na salada no jantar, tanto as sementes quanto seu óleo podem estar presentes a qualquer hora do dia.

Dica sobre como adicionar semente de linhaça à sua alimentação

Semente de linhaça conheça 7 Benefícios incríveis para saúde

O consumo de linhaça tem recebido muitos benefícios impressionantes para a saúde. Uma dica para adicionar essas pequenas sementes à sua alimentação é comer semente de linhaça moída em vez de inteira, pois a semente de linhaça moída é mais fácil de digerir.

Você não obterá tantos benefícios de sementes de linhaça inteiras porque o intestino sozinho não pode quebrá-los. Uma ideia é comprar sementes de linho inteiras, esmagá-las em um moedor de café e armazenar as sementes de linho moídas em um recipiente hermético.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados